Claudia Lemos Vóvio http://lattes.cnpq.br/6082754427382954

Última atualização do Lattes: 04.01.2022

Campus: GUARULHOS
Nomes de citação: VÓVIO, C. L. / VÓVIO, CLAUDIA LEMOS / LEMOS VÓVIO, CLAUDIA / VÓVIO, CLÁUDIA LEMOS / Claudia Lemos Vóvio
  • Trabalho Técnico (40)+
    • Ano
      2020
      Título
      Emissão de parecer Ad Hoc para Fapesp: processo 2020/08565-0
    • Ano
      2020
      Título
      Programa LEIA ? Leitura, Emancipação, Interação e Alfabetização,
    • Ano
      2016
      Título
      Emissão de parecer para artigo cientifico (n. 12499) para Revista Calidoscópio
    • Ano
      2016
      Título
      Emissão de parecer Ad hoc para Fapesp, processo 2016/04568-0
    • Ano
      2016
      Título
      Emissão de parecer Ad hoc para Fapesp, processo 2016/06241-2
    • Ano
      2016
      Título
      Emissão de parecer Ad hoc para Fapesp, processo 2016/03732-0
    • Ano
      2016
      Título
      Emissão de parecer Ad hoc para artigo submetido à Revista EPAA/APPE
    • Ano
      2015
      Título
      Emissão de parecer Ad hoc para artigo submetido à Revista Olhares, n.1, v. 3.
    • Ano
      2015
      Título
      Emissão de parecer Ad hoc para Fapesp, processo 2015/25782-4
    • Ano
      2014
      Título
      Emissão de parecer Ad hoc para artigo submetido à Revista Olhares, n.2, v. 2.
    • Ano
      2012
      Título
      Emissão de parecer técnico para o XVI ENDIPE - Encontro Nacional de Didática e Práticas de Ensino
    • Ano
      2012
      Título
      Emissão de parecer ad hocI Seminário de Pesquisa do Livro Didático de Língua Portuguesa
    • Ano
      2011
      Título
      Emissão de Parecer ad hoc para Fapesp de relatório de pesquisa de mestrado
    • Ano
      2011
      Título
      Emissão de Parecer ad hoc para Fapesp para projeto de pesquisa de mestrado
    • Ano
      2011
      Título
      Emissão de Parecer ad hoc para Fapesp de projeto de pesquisa de mestrado
    • Ano
      2011
      Título
      Missão de Cooperação Técnica Internacional: ALFABETIZAÇÃO SOLIDARIA EM SÃO TOMÉ E PRÍNCIPE ? FASE V - 2001-2011 UMA DÉCADA DE PARCERIA NA ALFABETIZAÇÃO DE ADULTOS EM SÃO TOMÉ E PRÍNCIPE
    • Ano
      2010
      Título
      Emissão de parecer Ad hoc Revista de Educação da USP
    • Ano
      2010
      Título
      Parecerista ad hoc de trabalhos inscritos no XV Endipe
    • Ano
      2010
      Título
      Missão de Cooperação Técnica Internacional: ALFABETIZAÇÃO SOLIDARIA EM SÃO TOMÉ E PRÍNCIPE ? FASE V - 2001-2011 UMA DÉCADA DE PARCERIA NA ALFABETIZAÇÃO DE ADULTOS EM SÃO TOMÉ E PRÍNCIPE
    • Ano
      2010
      Título
      Emissão de Parecer ad hoc para Fapesp de relatório de pesquisa de mestrado
    • Ano
      2009
      Título
      Emissão de parecer Ad hoc para Fapesp sobre Projeto de Mestrado
    • Ano
      2009
      Título
      Parecer para Revista de Educação da USP
    • Ano
      2009
      Título
      Missão de Cooperação Técnica Internacional: ALFABETIZAÇÃO SOLIDARIA EM SÃO TOMÉ E PRÍNCIPE ? FASE V - 2001-2011 UMA DÉCADA DE PARCERIA NA ALFABETIZAÇÃO DE ADULTOS EM SÃO TOMÉ E PRÍNCIPE
    • Ano
      2008
      Título
      Soluções de Telecomunicações para inclusão digital (Relatórios 2, 3 e 4)
    • Ano
      2008
      Título
      Estudo Avaliativo do Projeto SESC LER
    • Ano
      2007
      Título
      Parecer Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (REBEP)
    • Ano
      2007
      Título
      Soluções de Telecomunicações para inclusão digital (Projeto)
    • Ano
      2007
      Título
      Leitura de Educadores(as) e Ensino da Leitura para Jovens e Adultos
    • Ano
      2007
      Título
      Soluções de Telecomunicações para inclusão digital (Relatório 1)
    • Ano
      2007
      Título
      Projeto "O Vôo da Fênix: reconstruindo a escola noturna".
    • Ano
      2006
      Título
      Parecer Revista Educação e Pesquisa
    • Ano
      2006
      Título
      Leituras de Educadores(as) e Ensino da Leitura para Jovens e Adultos
    • Ano
      2006
      Título
      Projeto "O Vôo da Fênix: reconstruindo a escola noturna"
    • Ano
      2005
      Título
      Pareceres sobre artigos submetidos à publicação na Revista da Alfabetização Solidária
    • Ano
      2005
      Título
      Parecer técnico de artigo
    • Ano
      2005
      Título
      Avaliação e usos do material didático na Alfabetização Solidária
    • Ano
      2005
      Título
      Princípios e diretrizes para elaboração de projeto político pedagógico na Alfabetização Solidária
    • Ano
      2004
      Título
      Pesquisa de Avaliação do Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária - PRONERA
    • Ano
      2003
      Título
      Parecer técnico de artigo
    • Ano
      2001
      Título
      Indicador Nacional de Alfabetismo Funcional
Marcia Cristina Romero Lopes RIBEIRO, VANDA MENDES Luciana Marques Ferraz Marcia Cristina Oliveira ROMERO, Marcia Maurilane de S Biccas Fernando Rodrigues OLiveira Paula Kasmirski GOMES, P. T. Antonio Augusto Batista Sergio Martinic Shirley Aparecida de Miranda Estevão Marcos Armada Firmino KLEIMAN, ANGELA B. RIBEIRO, Eliane DI PIERRO, Maria Clara Gleice Lima da Fonseca Luanda Sito Ana Lucia Silva e Souza JOAQUIM, BRUNO DOS SANTOS Marina Mello Hivy Damásio Mello Akins Kintê BRAVO, MARIA HELENA Miriam Zappone Émerson de Pietri Fabio Montenegro PESCE, LUCILA Fernando Rodrigues de Oliveira Maytê Aché Saad Érica Aparecida Garrutti Maria José Nóbrega José Carlos Barreto Ednéia Gonçalves Vera Barreto Sandra Campos Regina Cândida Ellero Gualtieri Maria do Rosário Longo Mortatti Claudia Panizzolo Maurilane S Biccas Marcia Critsina Oliveira Raquel Souza, DI GIUSTO, SILVANA MENEGOTO NOGUEIRA Paulo Henrique de Queiroz Nogueira, PEREIRA, LAYS Neroaldo Pontes Azevedo DAMASIO ARAÚJO MELLO, HIVY Elmir de Almeida REIS KASMIRSKI, PAULA MARCUCCI, FERNANDA Celia Maria Haas Bryann Breches NOVAES, LUIZ CARLOS Elie Ghanem Elie Ghanen Cida Fernandes Jane Paiva Joana Buarque Gusmão Mayra P Moura Luanda Rejane Soares Sito Taila Ebizero-Carvalho Thabita Aline Biazon Lopes Deise Rufino Pinheiro Caroline dos Santos Correia Rodrigo Ednilson de Jesus Juarez Dayrell Washington Carlos Ferreira Maurício Érnica Clécio dos Santos Bunzen Junior Ocimar Munhoz Alavarse Cleber dos Santos Vieira
Educação de Jovens e Adultos letramento alfabetização Alfabetização de jovens e adultos Ensino de Língua Materna Formação de educadores Letramento e leitura Formação de professores Ensino de Língua Portuguesa Leitura Formação Docente Fomação de professores Formação do Leitor ensino da leitura aquisição da escrita Educação em perifierias Currículo Currículos e programas Metodologia de alfabetização Diagnostico de aprendizagens Livro didático vulnerabilidade social Políticas Públicas Práticas Escolares Práticas de leitura Língua Portuguesa Escolarização Cognição de pessoas jovens e adultas Desigualdade socioespaciais equidade Metodologia de Ensino Projeto Político Pedagógico Formação leitora material didático Letramentos educação Ensino Fundamental aprendizagem Letramento literário ensino-aprendizagem Escrita cultura e escolarização Educação não formal Desigualdades Educacionais Interação em sala de aula identidade dos sujeitos educativos avaliação Alfabetismo Vulnerabilidade social no território Apropriação de saberes Planejamento Metodologia de pesquisa educação popular Programas Educativos Analfabetismo gestão do tempo fracasso escolar inclusão digital Métodos de ensino leitura e escrita Uso social da escrita Educação Infantil Juventude Desenvolvimento e cognição literatura infantil Política educacional Desenvolvimento Humano construção identitária Representações de professores Oralidade Educação do Campo Indisciplina Processos de aprendizagem Gêneros Discursivos Representações consciência fonológica Educação em territórios vulneráveis análise do discurso Práticas de letramento digitais Saúde multiculturalismo Letramento religioso Políticas de letramentos educação literária Culturas do escrito matemática pesquisa educacional desenvolvimento cognitivo Aquisição da linguagem e surdez violência escolar História da Educação de Jovens e Adultos Produção textual letramento acadêmico Tecnologias da Informação e da Comunicação bibliotecas Formação Continuada PNLD Construtivismo Movimentos Sociais aquisição da linguagem Metodologias ativas direitos humanos cultura hip hop Educação em Saúde poesia Escolarização em territórios vulneráveis Conhecimentos prévios Pedagogia decolonial Clima escolar Território Categorias de análise Programme scolaire Gestão Escolar antropologia Livros de ocorrência Educação Inclusiva Objetos de ensino prática educativa educador social Concepções de linguagem Entrevista Família Justiça Social Residência Pedagógica formação de pesquisadores Sala de leitura Racismo desconialiade Indicador Nacional de Alfabetismo Léxico Saberes da docência Ensino de Libras Produção de textos escritos Planejamento e avaliação Processo de Identificação Jornal escolar Desigualdades socioeducacionais Didática de Língua Materna Relações entre oralidade e escrita Construção de sentidos mulheres educação comparada participação social deficiência intelectual Letramento do professor Emoção Processos educativos Eventos de letramento Subjetividade Discursos educacionais educação básica BRINCAR Identidade profissional docente ensino de história trabalho Epilinguismo língua escrita Remição da pena pela leitura Educação anarquista educação bilíngue Teorias da educação Território vulnerável Afetividade Agressão física Defasagem idade-série Prática de leitura Narrativa Disciplina Estudos Decoloniais Didactique de la langue maternelle alfabetização e letramento Política de Letramento semântica Relações e étnicorraciais Publicação em Braille pesquisa qualitativa Finalidades e objetivos da educação Teconologias digitais da informação Desempenho escolar educação crítica interaction prevenção violência na escola Letramento didgital Legislação História da educação Disturbios de desenvolvimento ONG Estratégias de ensino Drogas Construção de conceitos Literatura Práticas pedagógicas Comunidade Eclesial de Base Ações afirmativas livros didáticos Práticas de letramento Acesso à justiça educação escolar Ensino secundário Currículo de Língua Portuguesa práticas culturais Políticas Educacionais História da África TDIC e educação Direito à educação Memória Desigualdade escolar Oportunidades Educacionais Orientações didáticas para ensino de Matemática Necessidades básicas de aprendizagem Educação Étnico-racial Inovação Curricular Fundamentos da Educação Leitura literária SÍNDROME DE WILLIAMS-BEUREN licenciatura Ensino à distância escolas públicas Tecnologias Digitais plágio Leitura em ambiente digital
CTIT UFMG