Claudia Lemos Vóvio http://lattes.cnpq.br/6082754427382954

Última atualização do Lattes: 30.09.2021

Programa de Pós-graduação: Educação
Nomes de citação: VÓVIO, C. L. / VÓVIO, CLAUDIA LEMOS / LEMOS VÓVIO, CLAUDIA / VÓVIO, CLÁUDIA LEMOS
  • Trabalho Técnico (40)+
    • Ano
      2020
      Título
      Emissão de parecer Ad Hoc para Fapesp: processo 2020/08565-0
    • Ano
      2020
      Título
      Programa LEIA ? Leitura, Emancipação, Interação e Alfabetização,
    • Ano
      2016
      Título
      Emissão de parecer para artigo cientifico (n. 12499) para Revista Calidoscópio
    • Ano
      2016
      Título
      Emissão de parecer Ad hoc para Fapesp, processo 2016/04568-0
    • Ano
      2016
      Título
      Emissão de parecer Ad hoc para Fapesp, processo 2016/06241-2
    • Ano
      2016
      Título
      Emissão de parecer Ad hoc para Fapesp, processo 2016/03732-0
    • Ano
      2016
      Título
      Emissão de parecer Ad hoc para artigo submetido à Revista EPAA/APPE
    • Ano
      2015
      Título
      Emissão de parecer Ad hoc para artigo submetido à Revista Olhares, n.1, v. 3.
    • Ano
      2015
      Título
      Emissão de parecer Ad hoc para Fapesp, processo 2015/25782-4
    • Ano
      2014
      Título
      Emissão de parecer Ad hoc para artigo submetido à Revista Olhares, n.2, v. 2.
    • Ano
      2012
      Título
      Emissão de parecer técnico para o XVI ENDIPE - Encontro Nacional de Didática e Práticas de Ensino
    • Ano
      2012
      Título
      Emissão de parecer ad hocI Seminário de Pesquisa do Livro Didático de Língua Portuguesa
    • Ano
      2011
      Título
      Emissão de Parecer ad hoc para Fapesp de relatório de pesquisa de mestrado
    • Ano
      2011
      Título
      Emissão de Parecer ad hoc para Fapesp para projeto de pesquisa de mestrado
    • Ano
      2011
      Título
      Emissão de Parecer ad hoc para Fapesp de projeto de pesquisa de mestrado
    • Ano
      2011
      Título
      Missão de Cooperação Técnica Internacional: ALFABETIZAÇÃO SOLIDARIA EM SÃO TOMÉ E PRÍNCIPE ? FASE V - 2001-2011 UMA DÉCADA DE PARCERIA NA ALFABETIZAÇÃO DE ADULTOS EM SÃO TOMÉ E PRÍNCIPE
    • Ano
      2010
      Título
      Emissão de parecer Ad hoc Revista de Educação da USP
    • Ano
      2010
      Título
      Parecerista ad hoc de trabalhos inscritos no XV Endipe
    • Ano
      2010
      Título
      Missão de Cooperação Técnica Internacional: ALFABETIZAÇÃO SOLIDARIA EM SÃO TOMÉ E PRÍNCIPE ? FASE V - 2001-2011 UMA DÉCADA DE PARCERIA NA ALFABETIZAÇÃO DE ADULTOS EM SÃO TOMÉ E PRÍNCIPE
    • Ano
      2010
      Título
      Emissão de Parecer ad hoc para Fapesp de relatório de pesquisa de mestrado
    • Ano
      2009
      Título
      Emissão de parecer Ad hoc para Fapesp sobre Projeto de Mestrado
    • Ano
      2009
      Título
      Parecer para Revista de Educação da USP
    • Ano
      2009
      Título
      Missão de Cooperação Técnica Internacional: ALFABETIZAÇÃO SOLIDARIA EM SÃO TOMÉ E PRÍNCIPE ? FASE V - 2001-2011 UMA DÉCADA DE PARCERIA NA ALFABETIZAÇÃO DE ADULTOS EM SÃO TOMÉ E PRÍNCIPE
    • Ano
      2008
      Título
      Soluções de Telecomunicações para inclusão digital (Relatórios 2, 3 e 4)
    • Ano
      2008
      Título
      Estudo Avaliativo do Projeto SESC LER
    • Ano
      2007
      Título
      Parecer Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (REBEP)
    • Ano
      2007
      Título
      Soluções de Telecomunicações para inclusão digital (Projeto)
    • Ano
      2007
      Título
      Leitura de Educadores(as) e Ensino da Leitura para Jovens e Adultos
    • Ano
      2007
      Título
      Soluções de Telecomunicações para inclusão digital (Relatório 1)
    • Ano
      2007
      Título
      Projeto "O Vôo da Fênix: reconstruindo a escola noturna".
    • Ano
      2006
      Título
      Parecer Revista Educação e Pesquisa
    • Ano
      2006
      Título
      Leituras de Educadores(as) e Ensino da Leitura para Jovens e Adultos
    • Ano
      2006
      Título
      Projeto "O Vôo da Fênix: reconstruindo a escola noturna"
    • Ano
      2005
      Título
      Pareceres sobre artigos submetidos à publicação na Revista da Alfabetização Solidária
    • Ano
      2005
      Título
      Parecer técnico de artigo
    • Ano
      2005
      Título
      Avaliação e usos do material didático na Alfabetização Solidária
    • Ano
      2005
      Título
      Princípios e diretrizes para elaboração de projeto político pedagógico na Alfabetização Solidária
    • Ano
      2004
      Título
      Pesquisa de Avaliação do Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária - PRONERA
    • Ano
      2003
      Título
      Parecer técnico de artigo
    • Ano
      2001
      Título
      Indicador Nacional de Alfabetismo Funcional
Marcia Cristina Romero Lopes Luciana Marques Ferraz Marcia Cristina Oliveira ROMERO, Marcia Maurilane de S Biccas Estevão Marcos Armada Firmino KLEIMAN, ANGELA B. RIBEIRO, VANDA MENDES RIBEIRO, Eliane DI PIERRO, Maria Clara Gleice Lima da Fonseca Shirley Aparecida de Miranda Paula Kasmirski Antonio Augusto Batista Luanda Sito Ana Lucia Silva e Souza Fernando Rodrigues OLiveira GOMES, P. T. Fabio Montenegro Maytê Aché Saad Maria José Nóbrega José Carlos Barreto Vera Barreto Marcia Critsina Oliveira PESCE, LUCILA JOAQUIM, BRUNO DOS SANTOS DAMASIO ARAÚJO MELLO, HIVY REIS KASMIRSKI, PAULA MARCUCCI, FERNANDA Celia Maria Haas Bryann Breches BRAVO, MARIA HELENA NOVAES, LUIZ CARLOS Elie Ghanem Elie Ghanen Cida Fernandes Jane Paiva Joana Buarque Gusmão Mayra P Moura Taila Ebizero-Carvalho Thabita Aline Biazon Lopes Hivy Damásio Mello Maria do Rosário Longo Mortatti Deise Rufino Pinheiro Ednéia Gonçalves Caroline dos Santos Correia Maurilane S Biccas Raquel Souza, Paulo Henrique de Queiroz Nogueira, Neroaldo Pontes Azevedo Elmir de Almeida Juarez Dayrell Washington Carlos Ferreira Maurício Érnica Rodrigo Ednilson de Jesus Sandra Campos Érica Aparecida Garrutti Clécio dos Santos Bunzen Junior Ocimar Munhoz Alavarse Cleber dos Santos Vieira Marina Mello Akins Kintê Miriam Zappone Emerson de Pietri Fernando Rodrigues de Oliveira Regina Cândida Ellero Gualtieri Claudia Panizzolo
Educação de Jovens e Adultos Letramento alfabetização Alfabetização de jovens e adultos Ensino de Língua Materna formação de educadores Letramento e leitura Formação de Professores Ensino de Língua Portuguesa Leitura Formação docente Fomação de professores Aquisição da escrita Ensino da Leitura Educação em perifierias currículo Formação do leitor Currículos e programas Diagnostico de aprendizagens Livro didático Metodologia de alfabetização Práticas escolares Práticas de leitura políticas públicas vulnerabilidade social Metodologia de Ensino material didático Desigualdade socioespaciais Formação leitora Cognição de pessoas jovens e adultas Projeto Político Pedagógico equidade Escolarização educação Língua Portuguesa Ensino Fundamental Escrita cultura e escolarização identidade dos sujeitos educativos Ensino-aprendizagem Letramento literário Desigualdades educacionais Aprendizagem Interação em sala de aula Alfabetismo Programas Educativos Gestão do tempo Letramentos Planejamento Educação não formal ANALFABETISMO Metodologia de pesquisa fracasso escolar Apropriação de saberes Educação Popular Avaliação inclusão digital métodos de ensino literatura infantil Juventude Política Educacional Construção identitária Desenvolvimento e cognição Educação infantil desenvolvimento humano leitura e escrita Uso social da escrita Multiculturalismo Saúde Educação literária Pesquisa educacional Violência Escolar Produção textual Letramento religioso Políticas de letramentos Formação Continuada Processos de aprendizagem Vulnerabilidade social no território Desenvolvimento cognitivo Indisciplina Educação em territórios vulneráveis Gêneros discursivos educação do campo matemática Letramento acadêmico Tecnologias da Informação e da Comunicação Bibliotecas Aquisição da linguagem Oralidade Construtivismo PNLD MOVIMENTOS SOCIAIS Representações de professores Práticas de letramento digitais Representações Consciência fonológica Análise do discurso Aquisição da linguagem e surdez História da Educação de Jovens e Adultos deficiência intelectual Pedagogia decolonial Letramento do professor Poesia Categorias de análise participação social Sala de leitura território Livros de ocorrência Concepções de linguagem livros didáticos educação inclusiva Justiça Social Antropologia Programme scolaire Objetos de ensino Metodologias ativas Entrevista Língua escrita Educação em Saúde Escolarização em territórios vulneráveis Clima escolar Conhecimentos prévios Subjetividade Didática de Língua Materna Desigualdades socioeducacionais Planejamento e avaliação Saberes da docência Indicador Nacional de Alfabetismo Construção de sentidos Educação Básica Eventos de letramento Emoção racismo direitos humanos Residência Pedagógica Família Cultura Hip Hop Processos educativos Discursos educacionais Brincar Identidade profissional docente Ensino de história educação comparada Mulheres desconialiade léxico Prática Educativa Educador social Ensino de LIBRAS Trabalho Relações entre oralidade e escrita Gestão Escolar Ong Prática de leitura Desempenho escolar Narrativa Teconologias digitais da informação interaction Didactique de la langue maternelle Disciplina Finalidades e objetivos da educação Alfabetização e letramento Estratégias de ensino Drogas Desigualdade escolar Oportunidades Educacionais Defasagem idade-série Território vulnerável Relações e étnicorraciais Disturbios de desenvolvimento semântica Culturas do escrito Remição da pena pela leitura educação bilíngue Teorias da Educação História da educação Letramento didgital Violência na escola prevenção Afetividade Agressão física Orientações didáticas para ensino de Matemática Necessidades básicas de aprendizagem pesquisa qualitativa Práticas Pedagógicas Comunidade Eclesial de Base ações afirmativas legislação Acesso à justiça Educação escolar Ensino secundário Publicação em Braille Currículo de Língua Portuguesa Práticas culturais Políticas Educacionais História da África Leitura em ambiente digital literatura Construção de conceitos Educação étnico-racial Fundamentos da Educação Inovação Curricular Leitura literária Síndrome de Williams-Beuren licenciatura ensino à distância Escolas Públicas Tecnologias Digitais Plágio Memória Direito à educação TDIC e educação Epilinguismo
CTIT UFMG