Claudia Lemos Vóvio http://lattes.cnpq.br/6082754427382954

Última atualização do Lattes: 07.12.2022

Campus: GUARULHOS
Nomes de citação: VÓVIO, C. L. / VÓVIO, CLAUDIA LEMOS / LEMOS VÓVIO, CLAUDIA / VÓVIO, CLÁUDIA LEMOS / Claudia Lemos Vóvio
  • Trabalho Técnico (44)+
    • Ano
      2022
      Título
      Emissão do parecer para o processo 2022/11896-4,
    • Ano
      2022
      Título
      Emissão do parecer para o processo 2022/09067-0,
    • Ano
      2022
      Título
      Emissão do parecer para o processo 2021/03631-8
    • Ano
      2022
      Título
      Emissão do parecer para o processo 2021/13600-2,
    • Ano
      2020
      Título
      Emissão de parecer Ad Hoc para Fapesp: processo 2020/08565-0
    • Ano
      2020
      Título
      Programa LEIA ? Leitura, Emancipação, Interação e Alfabetização,
    • Ano
      2016
      Título
      Emissão de parecer para artigo cientifico (n. 12499) para Revista Calidoscópio
    • Ano
      2016
      Título
      Emissão de parecer Ad hoc para Fapesp, processo 2016/04568-0
    • Ano
      2016
      Título
      Emissão de parecer Ad hoc para Fapesp, processo 2016/06241-2
    • Ano
      2016
      Título
      Emissão de parecer Ad hoc para Fapesp, processo 2016/03732-0
    • Ano
      2016
      Título
      Emissão de parecer Ad hoc para artigo submetido à Revista EPAA/APPE
    • Ano
      2015
      Título
      Emissão de parecer Ad hoc para artigo submetido à Revista Olhares, n.1, v. 3.
    • Ano
      2015
      Título
      Emissão de parecer Ad hoc para Fapesp, processo 2015/25782-4
    • Ano
      2014
      Título
      Emissão de parecer Ad hoc para artigo submetido à Revista Olhares, n.2, v. 2.
    • Ano
      2012
      Título
      Emissão de parecer técnico para o XVI ENDIPE - Encontro Nacional de Didática e Práticas de Ensino
    • Ano
      2012
      Título
      Emissão de parecer ad hocI Seminário de Pesquisa do Livro Didático de Língua Portuguesa
    • Ano
      2011
      Título
      Emissão de Parecer ad hoc para Fapesp de relatório de pesquisa de mestrado
    • Ano
      2011
      Título
      Emissão de Parecer ad hoc para Fapesp para projeto de pesquisa de mestrado
    • Ano
      2011
      Título
      Emissão de Parecer ad hoc para Fapesp de projeto de pesquisa de mestrado
    • Ano
      2011
      Título
      Missão de Cooperação Técnica Internacional: ALFABETIZAÇÃO SOLIDARIA EM SÃO TOMÉ E PRÍNCIPE ? FASE V - 2001-2011 UMA DÉCADA DE PARCERIA NA ALFABETIZAÇÃO DE ADULTOS EM SÃO TOMÉ E PRÍNCIPE
    • Ano
      2010
      Título
      Emissão de parecer Ad hoc Revista de Educação da USP
    • Ano
      2010
      Título
      Parecerista ad hoc de trabalhos inscritos no XV Endipe
    • Ano
      2010
      Título
      Missão de Cooperação Técnica Internacional: ALFABETIZAÇÃO SOLIDARIA EM SÃO TOMÉ E PRÍNCIPE ? FASE V - 2001-2011 UMA DÉCADA DE PARCERIA NA ALFABETIZAÇÃO DE ADULTOS EM SÃO TOMÉ E PRÍNCIPE
    • Ano
      2010
      Título
      Emissão de Parecer ad hoc para Fapesp de relatório de pesquisa de mestrado
    • Ano
      2009
      Título
      Emissão de parecer Ad hoc para Fapesp sobre Projeto de Mestrado
    • Ano
      2009
      Título
      Parecer para Revista de Educação da USP
    • Ano
      2009
      Título
      Missão de Cooperação Técnica Internacional: ALFABETIZAÇÃO SOLIDARIA EM SÃO TOMÉ E PRÍNCIPE ? FASE V - 2001-2011 UMA DÉCADA DE PARCERIA NA ALFABETIZAÇÃO DE ADULTOS EM SÃO TOMÉ E PRÍNCIPE
    • Ano
      2008
      Título
      Soluções de Telecomunicações para inclusão digital (Relatórios 2, 3 e 4)
    • Ano
      2008
      Título
      Estudo Avaliativo do Projeto SESC LER
    • Ano
      2007
      Título
      Parecer Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos (REBEP)
    • Ano
      2007
      Título
      Soluções de Telecomunicações para inclusão digital (Projeto)
    • Ano
      2007
      Título
      Leitura de Educadores(as) e Ensino da Leitura para Jovens e Adultos
    • Ano
      2007
      Título
      Soluções de Telecomunicações para inclusão digital (Relatório 1)
    • Ano
      2007
      Título
      Projeto "O Vôo da Fênix: reconstruindo a escola noturna".
    • Ano
      2006
      Título
      Parecer Revista Educação e Pesquisa
    • Ano
      2006
      Título
      Leituras de Educadores(as) e Ensino da Leitura para Jovens e Adultos
    • Ano
      2006
      Título
      Projeto "O Vôo da Fênix: reconstruindo a escola noturna"
    • Ano
      2005
      Título
      Pareceres sobre artigos submetidos à publicação na Revista da Alfabetização Solidária
    • Ano
      2005
      Título
      Parecer técnico de artigo
    • Ano
      2005
      Título
      Avaliação e usos do material didático na Alfabetização Solidária
    • Ano
      2005
      Título
      Princípios e diretrizes para elaboração de projeto político pedagógico na Alfabetização Solidária
    • Ano
      2004
      Título
      Pesquisa de Avaliação do Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária - PRONERA
    • Ano
      2003
      Título
      Parecer técnico de artigo
    • Ano
      2001
      Título
      Indicador Nacional de Alfabetismo Funcional
Marcia Cristina Romero Lopes RIBEIRO, VANDA MENDES Luciana Marques Ferraz ROMERO, Marcia Maurilane de S Biccas Marcia Cristina Oliveira KLEIMAN, ANGELA B. RIBEIRO, Eliane DI PIERRO, Maria Clara Sergio Martinic Gleice Lima da Fonseca Shirley Aparecida de Miranda Luanda Sito Ana Lucia Silva e Souza Fernando Rodrigues OLiveira Paula Kasmirski GOMES, P. T. Fernando Rodrigues de Oliveira Antonio Augusto Batista DI GIUSTO, SILVANA MENEGOTO NOGUEIRA PEREIRA, LAYS DAMASIO ARAÚJO MELLO, HIVY REIS KASMIRSKI, PAULA MARCUCCI, FERNANDA Estevão Marcos Armada Firmino Celia Maria Haas Bryann Breches NOVAES, LUIZ CARLOS Elie Ghanem Elie Ghanen Cida Fernandes Jane Paiva Joana Buarque Gusmão Mayra P Moura Luanda Rejane Soares Sito Taila Ebizero-Carvalho Thabita Aline Biazon Lopes Maria do Rosário Longo Mortatti Deise Rufino Pinheiro Maurilane S Biccas Caroline dos Santos Correia Raquel Souza, Paulo Henrique de Queiroz Nogueira, Neroaldo Pontes Azevedo Elmir de Almeida Juarez Dayrell Washington Carlos Ferreira Rodrigo Ednilson de Jesus Maurício Érnica Julio Neves Pereira Monalisa dos Reis Aguiar Pereira Juliana Alves Assis Jakeline Semechechem Simone Bueno Borges da Silva Ocimar Munhoz Alavarse Cleber dos Santos Vieira Marina Mello JOAQUIM, BRUNO DOS SANTOS Akins Kintê Hivy Damásio Mello Miriam Zappone BRAVO, MARIA HELENA Clécio dos Santos Bunzen Junior Regina Cândida Ellero Gualtieri Émerson de Pietri Fabio Montenegro PESCE, LUCILA Claudia Panizzolo Maytê Aché Saad Maria José Nóbrega José Carlos Barreto Érica Aparecida Garrutti Vera Barreto Ednéia Gonçalves Sandra Campos Marcia Critsina Oliveira
Educação de Jovens e Adultos Letramento Alfabetização Alfabetização de jovens e adultos ensino de língua materna Formação de educadores Letramento e leitura formação de professores Ensino de Língua Portuguesa leitura Formação Docente Fomação de professores Formação do Leitor ensino da leitura aquisição da escrita Currículo Educação em perifierias Livro didático Diagnostico de aprendizagens Currículos e programas Letramentos Metodologia de alfabetização Práticas Escolares Práticas de leitura vulnerabilidade social Políticas Públicas Desigualdade socioespaciais equidade Cognição de pessoas jovens e adultas Formação leitora material didático Projeto Político Pedagógico metodologia de ensino Ensino Fundamental Letramento literário educação Escolarização Língua Portuguesa Desigualdades Educacionais Educação não formal cultura e escolarização Escrita ensino-aprendizagem Interação em sala de aula APRENDIZAGEM Alfabetismo avaliação Programas Educativos gestão do tempo identidade dos sujeitos educativos Planejamento fracasso escolar educação popular Vulnerabilidade social no território Apropriação de saberes analfabetismo Metodologia de pesquisa Métodos de ensino construção identitária literatura infantil Desenvolvimento e cognição Políticas de letramentos inclusão digital Juventude Política educacional LEITURA E ESCRITA Desenvolvimento Humano Educação Infantil Literatura Uso social da escrita Gêneros Discursivos Oralidade análise do discurso multiculturalismo Saúde pesquisa educacional violência escolar Práticas de letramento Representações Formação Continuada Indisciplina consciência fonológica desenvolvimento cognitivo Educação em territórios vulneráveis Práticas de letramento digitais Processos de aprendizagem Letramento religioso Educação do Campo aquisição da linguagem Culturas do escrito Movimentos Sociais Bibliotecas Construtivismo Tecnologias da Informação e da Comunicação PNLD educação literária Letramento Acadêmico História da Educação de Jovens e Adultos produção textual Representações de professores matemática Aquisição da linguagem e surdez Categorias de análise Pedagogia decolonial deficiência intelectual Conhecimentos prévios Poesia participação social educador social Escolarização em territórios vulneráveis prática educativa Território língua escrita Residencia pedagógica Educação Inclusiva Jornal escolar Livros de ocorrência Concepções de linguagem Entrevista justiça social Programme scolaire formação de pesquisadores Metodologias ativas Educação em Saúde Clima escolar Letramento do professor Processos educativos Educação anarquista cultura hip hop Didática de Língua Materna Desigualdades socioeducacionais Planejamento e avaliação Saberes da docência Indicador Nacional de Alfabetismo Construção de sentidos educação básica Emoção Racismo direitos humanos Família Gestão Escolar Relações entre oralidade e escrita trabalho Ensino de Libras Subjetividade Discursos educacionais BRINCAR Identidade profissional docente ensino de história educação comparada mulheres desconialiade Léxico Produção de textos escritos Letramentos religiosos Processo de Identificação Formação de leitores Prática de letramento escolar Objetos de ensino antropologia Disturbios de desenvolvimento educação crítica Desempenho escolar Teconologias digitais da informação Prática de leitura interaction Narrativa Finalidades e objetivos da educação Didactique de la langue maternelle Disciplina estudos decoloniais Novos Estudos do Letramento Pesquisa qualitativa alfabetização e letramento Letramento escolar Defasagem idade-série agressão física Afetividade Relações e étnicorraciais História da educação semântica juventudes Política de Letramento Remição da pena pela leitura educação bilíngüe Teorias da educação Legislação Letramento didgital ONG violência na escola Prevenção Território vulnerável Estratégias de ensino Drogas Práticas pedagógicas Comunidade Eclesial de Base Ações afirmativas Publicação em Braille livros didáticos Acesso à justiça Teatro Escolar educação escolar Ensino secundário Currículo de Língua Portuguesa práticas culturais Políticas educacionais História da África Leitura em ambiente digital Construção de conceitos TDIC e educação Direito à educação Desigualdade escolar Oportunidades Educacionais Orientações didáticas para ensino de Matemática Necessidades básicas de aprendizagem Inovação Curricular Fundamentos da Educação Leitura literária SÍNDROME DE WILLIAMS-BEUREN licenciatura Ensino à distância escolas públicas tecnologias digitais plágio Memória Epilinguismo
CTIT UFMG