Jorge Luiz Barcellos da Silva http://lattes.cnpq.br/9950540154695961

Última atualização do Lattes: 11.12.2022

Campus: GUARULHOS
Nomes de citação: SILVA, Jorge Luiz Barcellos da / SILVA,J.L.B. / SILVA,J.L.B. da / SILVA, Jorge Luiz Barcellos da Silva / BARCELLOS DA SILVA, Jorge Luiz / SILVA,JLB / SILVA, JORGE LUIZ BARCELLOS
  • Processos ou Técnicas (2)+
    • Ano
      2017
      Título
      Oficina - Potencializar o uso do livro didático de Geografia pela autoria dos seus usuários
    • Ano
      2016
      Título
      Oficina - O ensino de Geografia, a polivalência e os anos iniciais do ensino fundamental
  • Trabalho Técnico (47)+
    • Ano
      2021
      Título
      Parecerista ad hoc Revista de Educação e Pesquisa
    • Ano
      2020
      Título
      Parecerista ad hoc Revista Brasileira de Educação em Geografia
    • Ano
      2019
      Título
      Membro da Comissão Científica do 14º Encontro Nacional de Prática de Ensino ( ENPEG) Políticas, Linguagens e Trajetórias UNICAMP
    • Ano
      2019
      Título
      Membro da Comissão de Avaliação 17ª Feira Brasileira de Ciência e Engenharia
    • Ano
      2018
      Título
      Membro da Comissão de Avaliação 16ª Feira Brasileira de Ciência e Engenharia
    • Ano
      2018
      Título
      Membro da Comissão Científica do XIX Encontro Nacional de Geógrafos
    • Ano
      2017
      Título
      Análise e Emissão de Parecer de TCC - O Pibid e a Experiência de trabalho com o tema Relações Étnico-Raciais na escola pública
    • Ano
      2017
      Título
      Análise e Emissão de Parecer de TCC - A formação do Professor para os anos iniciais do ensino fundamental no curso de Pedagogia da EFLCH-UNIFESP: a polivalência em questão
    • Ano
      2017
      Título
      Análise e Emissão de Parecer de TCC -A interação professor-aluno como elemento facilitador da aprendizagem
    • Ano
      2017
      Título
      Análise e Emissão de Parecer de TCC -Arte e Ciência na pequena infância: curiosidade, imaginação e cultura
    • Ano
      2017
      Título
      Membro da Comissão de Avaliação dos pôsters apresentados IV Encontro sobre Desenvolvimento Profissional Docente e Inovação Pedagógica -EVOLVERE
    • Ano
      2017
      Título
      Membro da Comissão de Avaliação 15ª Feira Brasileira de Ciência e Engenharia
    • Ano
      2017
      Título
      Coordenação de trabalho: Experiência de Trabalho com a Pedagogia de Projetos por bolsistas do PIBID: Desconstruindo estereótipos da cultura e identidade indígena
    • Ano
      2017
      Título
      Coordenação de trabalho : Programa Laboratório de Ensino e Pesquisa de História e Geografia para a Educação Infantil, Anos Iniciais do Ensino Fundamental e Educação de Jovens e Adultos
    • Ano
      2016
      Título
      Parecerista ad hoc - Revista Terra Livre
    • Ano
      2016
      Título
      Programa Nacional do Livro Didático - Geografia - Anos Finais do Ensino Fundamental ? avaliação. 2016. 2015
    • Ano
      2016
      Título
      Análise e Emissão de Parecer DE TCC - O processo de feminização do magistério na educação infantil e séries iniciais
    • Ano
      2016
      Título
      Análise e Emissão de Parecer de TCC - As experiências formativas no PIBID: da formação inicial às contribuições do programa
    • Ano
      2016
      Título
      Coordenação de trabalho: Experiências Educacionais através da Pedagogia de Projetos e da Polivalência a partir da Lei 10.639
    • Ano
      2016
      Título
      Coordenação de trabalho : Reeducação para as relações étnico-raciais à luz das identidades: uma experiência formativa do PIBID
    • Ano
      2016
      Título
      Experiências de Trabalho com a Pedagogia de Projetos por bolsistas do PIBID : trabalhando as relações étnico raciais por meio da identificação do lugar social do negro no Brasil e sua relação com a redução da maioridade penal
    • Ano
      2015
      Título
      Parecerista ad hoc Revista Olh@res - Departamento de Educação /EFLCH UNIFESP
    • Ano
      2015
      Título
      A polivalência na formação de professores dos anos iniciais do ensino fundamental, aproximações do subprojeto de Pedagogia Pibid. I Congresso Acadêmico Unifesp
    • Ano
      2015
      Título
      Coordenação do trabalho A escola pública e a universidade: escola como espaço de atuação profissional e formação docente
    • Ano
      2015
      Título
      Coordenação do trabalho : Experiências formativas do subprojeto de Pedagogia Unifesp: a ausência do brincar nos primeiro anos do ensino fundamental
    • Ano
      2014
      Título
      Parecerista ad hoc 4º Encontro Regional de Ensino de Geografia - AGB-Campinas
    • Ano
      2014
      Título
      Parecerista ad hoc V Encontro Nacional das Licenciaturas (ENALIC) e Seminário Nacional do PIBID
    • Ano
      2014
      Título
      Parecerista ad hoc - Revista Brasileira de Educação em Geografia
    • Ano
      2013
      Título
      Parecerista ad hoc - 12º Encontro Nacional de Práticas de Ensino de Geografia
    • Ano
      2013
      Título
      Parecerista ad hoc - Revista Brasileira de Educação em Geografia
    • Ano
      2012
      Título
      Parecerista ad hoc - XVI ENDIPE Encontro Nacional de Didática e Práticas de Ensino
    • Ano
      2012
      Título
      Parecerista ad hoc - Revista Brasileira de Educação Geográfica
    • Ano
      2012
      Título
      Parecerista ad hoc - Revista Olh@res - Departamento de Educação /EFLCH UNIFESP
    • Ano
      2012
      Título
      Parecerista ad hoc - XVII Encontro Nacional de Geografia
    • Ano
      2012
      Título
      Parecerista ad hoc Boletim de Geografia (UEM)
    • Ano
      2012
      Título
      Membro da Comissão Científica do XVII Encontro Nacional de Geógrafos
    • Ano
      2010
      Título
      Membro do comitê científico e Parecerista ad hoc - Congresso internacional PBL Aprendizagem Baseada em Problemas e Metodologias de Aprendizagem ( (parecerista)
    • Ano
      2010
      Título
      Parecerista ad hoc - Editora IBPEX
    • Ano
      2010
      Título
      Feira Brasileira de Ciências e Engenharia, Febrace 2010 (consultoria)
    • Ano
      2010
      Título
      Parecerista pré-avaliador 8ª Feira Brasileira de Ciências e Engenharia
    • Ano
      2009
      Título
      Ensino de Geografia anos iniciais (1 a 5 ano) ( assessoria)
    • Ano
      2004
      Título
      O ensino de Geografia nas séries iniciais do ensino fundamental - Programa de Educação Continuada Município- PUCSP
    • Ano
      2004
      Título
      Elaboração de avaliação de Geografia - Programa de Educação Continuada -Município 2004 - PUCSP
    • Ano
      2004
      Título
      Coordenação vídeoconferências Geografia Programa de Educação Continuada (PEC) 2004 - Município
    • Ano
      2002
      Título
      O ensino de Geografia nas séries iniciais do ensino fundamental - Programa de Educação Continuada Formação Universitária - Secretaria de Estado da Educação de São Paulo
    • Ano
      2002
      Título
      Professor especialista de Geografia Tema 7 Espaço Tempo e cultura: história, geografia, etica e diversidade cultural do Módulo II - Formação para Docência: cenário politico educacional atual, conte~udos e didática das áreas curriculares
    • Ano
      2001
      Título
      Catálogo materiais didáticos Geografia - Secretaria de Estado da Educação de São Paulo
Nome da especialidade (número de vezes que aparece no Lattes)
Magali Aparecida Silvestre João do Prado Ferraz de Carvalho João do Prado Ferraz de Carvalho Regina Rizzo Ramires Umberto de Andrade Pinto Nestor André Kaecher marineide oliveira GOMES, M. O Douglas Santos Silvia Lopes Raimundo Emerson Izidoro dos Santos Elvio Rodrigues Martins Cecília Cardoso Teixeira de Almeida SILVESTRE, MAGALI APARECIDA Jerusa Vilhena de Moraes Nelson Moreira Leite Adalberto Diré Adão Marineide Oliveira Gomes Roberto Gava Ricardo Barbosa da Silva Ana Alice Fernandes Nagahama Vera Lúcia Vieira Helena Copetti Callai Claudia Panizzolo Isabel Melero Bello Vera Lucia Gomes Jardim CERICATO, ITALE LUCIANE Verilda Speridião Kluth Roselane Costella Ivaine Maria Tonini Antonio Carlos Pinheiro Diamantino A C Pereira Kátia Augusta Pinheiro Cordeiro CURADO SILVA Julio Diniz Pereira PINTO, Umberto. A Patricia Laczynski Julio Farias Marcos Couto Encarnação Spósito Ariovaldo Umbelino de Oliveira Marieta Gouvêa de Oliveira Penna Manoel Fernandes Itale Luciane Cericato João Oswaldo Rodrigues Nunes Émerson de Pietri Rogerio Haesbaert Rafael Straforini Patricia Grupi Denise Mendes Jose Bianchi Cleber Santos Vieira Pifer,Anderson Leandro Duarte Wellington Fernandes Mauro Luis Peron Monica Waldhelm Celia Serrão Patrícia Cerqueira Gilberto Franca Celia Batista Serrão Marieta Gouvêa de Oliveira Penna Betania Dantas PRADO, J.P.F Gustavo Coelho Marísia Buitoni Rosa Elisabete Mlitiz Wypyczynski Ligia Beatriz Goulart Rosa Elisabete M.W. Martins Sônia Maria Vanzella Castellar Maria Elena Ramos Simielli Diamantino A Pereira Yeda M Silveira Fleury Nogueira Nestor Andre Kaercher Jader Janer Moreira Lopes Vitoria Martins Fontes Maria Rita de Castro Lopes Graciana Souza Brune Terra, A. Anderson Gabrelon SILVA, ZILDA BORGES DA BEZERRA, VANESSA LIDIANE DOMICIANO SANTOS, PRISCILA BASTOS BRAGA DOS RIBEIRO, MARA LUCIA DA SILVA PIRES, ANA PAULA REIS FELIX FERNANDES, ANA ALICE IZIDORIO AMARO, AMANDA MARTINS
Ensino de Geografia Anos iniciais do Ensino Fundamental formação de professores polivalência Escola Pública Iniciação à docência Geografia Território identidade paisagem Lugar Currículo Formação de professores de Geografia educação Ensino de Geografia. alfabetização geográfica Educação Infantil Formação Continuada Ensino Fundamental Região Alfabetização discursos geográficos Livro didático abordagem geográfica Escola Cartografia curriculo de Geografia PIBID Epistemologia alfabetização em Geografia ensino de geografia - fundamental e medio Desenvolvimento profissional docente mapa Brasil epistemologia da geografia brasileira Espaço Geográfico Territorialidade mapas ensino-aprendizagem Ensino Aprendizagem Ensino Ensino de Geografia anos iniciais Cidade Residencia pedagógica Ambiente história Infância Estado Famílias metodos da pesquisa em Geografia ensino de Geografia séries iniciais fundamento teóricos metodológicos da geografia formação de professores dos anos iniciais habilidades linguagem análise geográfia professores de geografia Positivismo ensino de Geografia no Brasil Geografia escolar Ensino Médio alfabetização cartográfica Planejamento Educação Ambiental Fronteira componente curricular Geografia mobilidade territorial FORMAÇÃO PERMANENTE programa de residência pedagógica universidade pública Formação de educadores identidade da geografia escolar urbano relação sociedade/natureza Universidade inovação pedagógica educação básica espaço urbano Escola básica Memória Religião formação de professores polivalentes política publica crianças Pedagogia exclusão formação do bacharel em Geografia fundamentos teóricos metodológicos em Geografia ordenação territorial Pesquisa em Educação neopositivismo plano nacional do livro didático arte ensino de Geografia anos iniciais do ensino fundam localização brasileiros Formação de educadores de crianças pequenas história da ciência geográfica no Brasil Lúdico cultura leitura jornada especial integral de formação (JEIF) epistemologia da ciência geográfica inserção profissional trabalho docente geografia ativa resistência Fundamentos Teórico-Metodológicos professores de Educação Física Território de Alta Vulnerabilidade conteudo Conhecimento Música Processos de ensino Aprendizagem Geopolítica dimensão espacial Relações étnico raciais ensino de história marxismo Escola Pública Contemporânea avaliação Escrita estruturalismo DISTRIBUIÇÃO DA INDÚSTRIA AUTOMOBILÍSTICA fundamentos teórico-metodológicos de Geografia alfabetização nas séries iniciais possibilismo ciência geográfica comunidade local professores linguagens territorialidade docente pensamento geográfico brasileiro ensinar geografia Grafismo Urbanização representação cartográfica Práticas pedagógicas movimento social Políticas Públicas relação PIBID e estágios supervisionado Planejamento Ambiental geografia física análise geográfica GEOGRAFIA URBANA globalização objetivos pedagógicos da geografia escolar África Natureza Formação Inicial Estágios curriculares Paisagens Yves Lacoste Planejamento Urbano formação professores Estudo do Meio Formação Inicial de Professores Proposta Curricular Fordismo projeto de pesquisa de estágio capitalismo cultura escolar saberes docentes ordenação curricular emprego Literatura Pierre George ensino de História anos iniciais do ensino fundame FUNDAMENTOS TEÓRICOS METODOLÓGICOS trabalho de campo Representação gestão territorial relação homem/natureza Poder Plano Diretor Pierre George e Yves Lacoste Categorias disciplina escolar Ensino de Geografia e educação infantil representação gráfica Teoria e método Favela Pesquisa fábrica Conteúdos circulação atmosférica Ontologia professores polivalentes Linguagem Cartográfica tecnologias digitais da informação e comunicação metodologia da ciência disputa territorial Família anos finais do ensino fundamental perspectiva territorial documentos históricos cartografia geográfica pandemia processos de ensino e aprendizagem Ciclo de alfabetização Discursos Territórios geografia crítica organização do trabalho Graduação Meio Ambiente objetivo pedagógico identidade da geografia geografia quantitativa taylorismo IBGE condições de trabalho divisão territorial do trabalho poder publico atlas pensamento geográfico geografia acadêmica rede imigracao jogos e brincadeiras desenvolvimento cognitivo razão científica Monografia leituras geográficas discplinas aulas de geografia acumulação flexível parâmetros curriculares Desemprego Conceito ensino superior de geografia objetivos pedagógico Departamento de Geografia USP Cartografia escolar Identidades curso de Geografia para professores do ensino supe Metrópole Governamentalidade percepção Aluno coordenador pedagógico metodologia alienação cidade pós-moderna Conceitos Geograficidade Ensino Superior historia em quadrinho cidade educadora positivismo-funcionalista prédios públicos Cidades Tempo Revistas Científicas Territorialidades docentes Comunicação Sala de aula professor co-formador lei 10.639 migração leitura de mundo renovação da Geografia brasileira Processo de aprendizagem Heródoto coletivos sociais QUESTIONÁRIO cosmologias pós graduação Filosofia 5ªa série Autoria dialogicidade Metodologia de pesquisa Utopias Ensino de História nos anos iniciais exclusão territorial divisão regional IBGE Poesia Tecnicismo Pedagógico História da educação meio geográfico educação publica U niversidade e E ducação B ási ca objetivos pedagógicos do ensino de geografia Desenvolvimento Docente emancipação Criação mobilidade Ccrise sanitária e impactos nos processo de ensino Alfabetização e letramentos Nação objetivos pedagógicos na escola Universidade e educação básica Piaget Partidos políticos seleção de conteúdos modo de vida Educação de Jovens e Adultos visão obliqüa contracultura Vigotski PLANO DIRETOS fundamentos teóricos metodológicos da geografia e Observação deserto metodologia de ensino Metafisica Exército Brasileiro racionalidade crítica materialismo histórico dialético Olhar Reflexão Sociedade utopia positivismo funcionalista teoria do conhecimento estágio Mundialização graduação em Geografia Internet movimentos migratórios abordagem didática economia Ritmo Liberalismo Base Nacional Comum Curricular Geografia Econômica análise categorial componentes curriculares Experiência docente Trabalho colaborativo simbolização T rabalho C ol aborativo formação de professores dos anos inicias Formação Docente correntes teórica universidade sociedade Identidade Nacional bairro temas e conceitos ensino aprendizado heliocentrismo Soberania capacidade cognitiva paisasem quadrinistica racionalidade técnica BNCC fundamentos e práticas pedagógicas Estrabão PREFEITURA POLÍTICAS PÚBLICA Professor coordenador Desqualificação docente urbanismo HOMEM AGB São Paulo mapa mental América Latina Planos Curriculares Indústria imaginação Formação Espacial epistemologia da geografia sentido social do ensino de Geografia Estudos Urbanos e Educação infância (s) estado da arte nas pesquisas em educação reforma pedagógica Interação Didática imagens História da Ciência no Brasil Mobilidade Urbana patrimônio São Paulo integral Josué de Castro ações artísticas interdisciplinaridade rap Lugares Aboradagem geográfica jogos Geomorfologia Professor Reflexivo formação de professores dos anos iniciais do ensin F orm ação I nicial de P edagogos Formação inicial de Pedagogos experiências curriculares residência pedagógicas formação do licenciado em Geografia graduação de geografia guerra Eliseé Reclus ensino de sociologia alteridade/identidade brinquedo fracasso escolar séries iniciais Progressão Continuada Aquecimento Global ser geográfico Fundamentos teórico-metodológicos em Geografia Leitura geográfica Conhecimento geográfico estudos geográficos da escola professor de geografia cientificismo Formação humana monitoria ensino de geografia no IBGE Racismo Cognição Alfabetização Matemática alfabetização precoce lieratura e educação infantil inclusão progressão ciclo Teoria Água doce distribuição territorial das águas cartogarafia cinema Pichação PROJETO HABITACIONAL Geografia agrária MOVIMENTO MANGUEBEAT meio-ambiente preservação História do pensamento geográfico Integração econômica Colaboração Profissional Entre Professores Richard Hartshorn mulher cidade-mundial EXPERIÊNCIA ONTOLÓGICA metabolismo geográfico processos erosivos paisagem geografia professor de geograia democracia livros didáticos Anarquismo curso de informações geográficas jogos e bricadeiras brincadeira iniciantes na carreira relações interdependência licenciatura pedagoia Processos Formativos Ensino e aprendizagem de Geografia Juventude estado da questão nas pesquisas em Educação Participação Pedagogia de Projetos Ciências Humanas Ciência Relação professor aluno Evolucionismo geografia clássica fundamentos das aulas de geografia sociedade e Natureza segrgação sócio-espacial movimentos imigratórios Mundial Mundo projeto pedagógico Ideologia Reforma curricular Ensino História protagonismo docente formação de professores que ensinam geografia Ensino de História e a educação infantil Economia Política alteridade Vulnerabilidade construção da identidade docente Estágio Supervisionado práticas de ensino projetos curso de férias para aperfeiçoamento de professore Conselho Nacional de Geografia Geógrafo rede pública territorialidades cng Fred K. Schaefer violência Geografia Cultural cidade-global cidade-região comunidades indígenas Cidadania Bacias Hidrográficas Lieratura Prática Bacia Hidrografica teoria e sistemática ORDENAÇÃO TERRITORIL Movimento negro Vídeo brasilidade equipamentos urbanos Uso do solo Turismo professores iniciantes na carreira território vulneráveis territorios educativos novas tecnologias ambiente educativo professor supervisor Produção acadêmica Programa Institucional Bolsas de Iniciaçã a Docênc Subdesenvolvimento história da ciência prefeitura SISTEMA LATIFUNDIÁRIO COLONIAL Local
CTIT UFMG