Jorge Luiz Barcellos da Silva http://lattes.cnpq.br/9950540154695961

Última atualização do Lattes: 28.04.2022

Campus: GUARULHOS
Nomes de citação: SILVA, Jorge Luiz Barcellos da / SILVA,J.L.B. / SILVA,J.L.B. da / SILVA, Jorge Luiz Barcellos da Silva / BARCELLOS DA SILVA, Jorge Luiz / SILVA,JLB / SILVA, JORGE LUIZ BARCELLOS
  • Processos ou Técnicas (2)+
    • Ano
      2017
      Título
      Oficina - Potencializar o uso do livro didático de Geografia pela autoria dos seus usuários
    • Ano
      2016
      Título
      Oficina - O ensino de Geografia, a polivalência e os anos iniciais do ensino fundamental
  • Trabalho Técnico (47)+
    • Ano
      2021
      Título
      Parecerista ad hoc Revista de Educação e Pesquisa
    • Ano
      2020
      Título
      Parecerista ad hoc Revista Brasileira de Educação em Geografia
    • Ano
      2019
      Título
      Membro da Comissão Científica do 14º Encontro Nacional de Prática de Ensino ( ENPEG) Políticas, Linguagens e Trajetórias UNICAMP
    • Ano
      2019
      Título
      Membro da Comissão de Avaliação 17ª Feira Brasileira de Ciência e Engenharia
    • Ano
      2018
      Título
      Membro da Comissão de Avaliação 16ª Feira Brasileira de Ciência e Engenharia
    • Ano
      2018
      Título
      Membro da Comissão Científica do XIX Encontro Nacional de Geógrafos
    • Ano
      2017
      Título
      Análise e Emissão de Parecer de TCC - O Pibid e a Experiência de trabalho com o tema Relações Étnico-Raciais na escola pública
    • Ano
      2017
      Título
      Análise e Emissão de Parecer de TCC - A formação do Professor para os anos iniciais do ensino fundamental no curso de Pedagogia da EFLCH-UNIFESP: a polivalência em questão
    • Ano
      2017
      Título
      Análise e Emissão de Parecer de TCC -A interação professor-aluno como elemento facilitador da aprendizagem
    • Ano
      2017
      Título
      Análise e Emissão de Parecer de TCC -Arte e Ciência na pequena infância: curiosidade, imaginação e cultura
    • Ano
      2017
      Título
      Membro da Comissão de Avaliação dos pôsters apresentados IV Encontro sobre Desenvolvimento Profissional Docente e Inovação Pedagógica -EVOLVERE
    • Ano
      2017
      Título
      Membro da Comissão de Avaliação 15ª Feira Brasileira de Ciência e Engenharia
    • Ano
      2017
      Título
      Coordenação de trabalho: Experiência de Trabalho com a Pedagogia de Projetos por bolsistas do PIBID: Desconstruindo estereótipos da cultura e identidade indígena
    • Ano
      2017
      Título
      Coordenação de trabalho : Programa Laboratório de Ensino e Pesquisa de História e Geografia para a Educação Infantil, Anos Iniciais do Ensino Fundamental e Educação de Jovens e Adultos
    • Ano
      2016
      Título
      Parecerista ad hoc - Revista Terra Livre
    • Ano
      2016
      Título
      Programa Nacional do Livro Didático - Geografia - Anos Finais do Ensino Fundamental ? avaliação. 2016. 2015
    • Ano
      2016
      Título
      Análise e Emissão de Parecer DE TCC - O processo de feminização do magistério na educação infantil e séries iniciais
    • Ano
      2016
      Título
      Análise e Emissão de Parecer de TCC - As experiências formativas no PIBID: da formação inicial às contribuições do programa
    • Ano
      2016
      Título
      Coordenação de trabalho: Experiências Educacionais através da Pedagogia de Projetos e da Polivalência a partir da Lei 10.639
    • Ano
      2016
      Título
      Coordenação de trabalho : Reeducação para as relações étnico-raciais à luz das identidades: uma experiência formativa do PIBID
    • Ano
      2016
      Título
      Experiências de Trabalho com a Pedagogia de Projetos por bolsistas do PIBID : trabalhando as relações étnico raciais por meio da identificação do lugar social do negro no Brasil e sua relação com a redução da maioridade penal
    • Ano
      2015
      Título
      Parecerista ad hoc Revista Olh@res - Departamento de Educação /EFLCH UNIFESP
    • Ano
      2015
      Título
      A polivalência na formação de professores dos anos iniciais do ensino fundamental, aproximações do subprojeto de Pedagogia Pibid. I Congresso Acadêmico Unifesp
    • Ano
      2015
      Título
      Coordenação do trabalho A escola pública e a universidade: escola como espaço de atuação profissional e formação docente
    • Ano
      2015
      Título
      Coordenação do trabalho : Experiências formativas do subprojeto de Pedagogia Unifesp: a ausência do brincar nos primeiro anos do ensino fundamental
    • Ano
      2014
      Título
      Parecerista ad hoc 4º Encontro Regional de Ensino de Geografia - AGB-Campinas
    • Ano
      2014
      Título
      Parecerista ad hoc V Encontro Nacional das Licenciaturas (ENALIC) e Seminário Nacional do PIBID
    • Ano
      2014
      Título
      Parecerista ad hoc - Revista Brasileira de Educação em Geografia
    • Ano
      2013
      Título
      Parecerista ad hoc - 12º Encontro Nacional de Práticas de Ensino de Geografia
    • Ano
      2013
      Título
      Parecerista ad hoc - Revista Brasileira de Educação em Geografia
    • Ano
      2012
      Título
      Parecerista ad hoc - XVI ENDIPE Encontro Nacional de Didática e Práticas de Ensino
    • Ano
      2012
      Título
      Parecerista ad hoc - Revista Brasileira de Educação Geográfica
    • Ano
      2012
      Título
      Parecerista ad hoc - Revista Olh@res - Departamento de Educação /EFLCH UNIFESP
    • Ano
      2012
      Título
      Parecerista ad hoc - XVII Encontro Nacional de Geografia
    • Ano
      2012
      Título
      Parecerista ad hoc Boletim de Geografia (UEM)
    • Ano
      2012
      Título
      Membro da Comissão Científica do XVII Encontro Nacional de Geógrafos
    • Ano
      2010
      Título
      Membro do comitê científico e Parecerista ad hoc - Congresso internacional PBL Aprendizagem Baseada em Problemas e Metodologias de Aprendizagem ( (parecerista)
    • Ano
      2010
      Título
      Parecerista ad hoc - Editora IBPEX
    • Ano
      2010
      Título
      Feira Brasileira de Ciências e Engenharia, Febrace 2010 (consultoria)
    • Ano
      2010
      Título
      Parecerista pré-avaliador 8ª Feira Brasileira de Ciências e Engenharia
    • Ano
      2009
      Título
      Ensino de Geografia anos iniciais (1 a 5 ano) ( assessoria)
    • Ano
      2004
      Título
      O ensino de Geografia nas séries iniciais do ensino fundamental - Programa de Educação Continuada Município- PUCSP
    • Ano
      2004
      Título
      Elaboração de avaliação de Geografia - Programa de Educação Continuada -Município 2004 - PUCSP
    • Ano
      2004
      Título
      Coordenação vídeoconferências Geografia Programa de Educação Continuada (PEC) 2004 - Município
    • Ano
      2002
      Título
      O ensino de Geografia nas séries iniciais do ensino fundamental - Programa de Educação Continuada Formação Universitária - Secretaria de Estado da Educação de São Paulo
    • Ano
      2002
      Título
      Professor especialista de Geografia Tema 7 Espaço Tempo e cultura: história, geografia, etica e diversidade cultural do Módulo II - Formação para Docência: cenário politico educacional atual, conte~udos e didática das áreas curriculares
    • Ano
      2001
      Título
      Catálogo materiais didáticos Geografia - Secretaria de Estado da Educação de São Paulo
Nome da especialidade (número de vezes que aparece no Lattes)
Magali Aparecida Silvestre João do Prado Ferraz de Carvalho João do Prado Ferraz de Carvalho Regina Rizzo Ramires Umberto de Andrade Pinto marineide oliveira Nestor André Kaecher Emerson Izidoro dos Santos GOMES, M. O Douglas Santos Jerusa Vilhena de Moraes Silvia Lopes Raimundo Nelson Moreira Leite Adalberto Diré Adão Elvio Rodrigues Martins Cecília Cardoso Teixeira de Almeida SILVESTRE, MAGALI APARECIDA Vera Lúcia Vieira Isabel Melero Bello CERICATO, ITALE LUCIANE Helena Copetti Callai Ana Alice Fernandes Nagahama Claudia Panizzolo Vera Lucia Gomes Jardim Verilda Speridião Kluth Roselane Costella Ivaine Maria Tonini Antonio Carlos Pinheiro Diamantino A C Pereira Marineide Oliveira Gomes Roberto Gava Ricardo Barbosa da Silva Marcos Couto Émerson de Pietri Encarnação Spósito Ariovaldo Umbelino de Oliveira Manoel Fernandes João Oswaldo Rodrigues Nunes Cleber Santos Vieira Rogerio Haesbaert Rafael Straforini Patricia Grupi Monica Waldhelm Denise Mendes Patrícia Cerqueira Jose Bianchi Pifer,Anderson Leandro Duarte Wellington Fernandes Mauro Luis Peron Celia Serrão Gilberto Franca Celia Batista Serrão Marieta Gouvêa de Oliveira Penna Betania Dantas PRADO, J.P.F Gustavo Coelho Marísia Buitoni Rosa Elisabete Mlitiz Wypyczynski Ligia Beatriz Goulart Rosa Elisabete M.W. Martins Sônia Maria Vanzella Castellar Maria Elena Ramos Simielli Diamantino A Pereira Yeda M Silveira Fleury Nogueira Nestor Andre Kaercher Jader Janer Moreira Lopes Terra, A. Anderson Gabrelon SILVA, ZILDA BORGES DA BEZERRA, VANESSA LIDIANE DOMICIANO SANTOS, PRISCILA BASTOS BRAGA DOS RIBEIRO, MARA LUCIA DA SILVA PIRES, ANA PAULA REIS FELIX FERNANDES, ANA ALICE IZIDORIO AMARO, AMANDA MARTINS PINTO, Umberto. A Patricia Laczynski Kátia Augusta Pinheiro Cordeiro CURADO SILVA Julio Diniz Pereira Marieta Gouvêa de Oliveira Penna Julio Farias Itale Luciane Cericato
Ensino de Geografia Anos iniciais do Ensino Fundamental Formação de professores Escola Pública polivalência Iniciação à Docência Geografia Território identidade Lugar paisagem Currículo Formação de professores de Geografia Ensino de Geografia. educação alfabetização geográfica Educação Infantil Formação Continuada Ensino Fundamental Região abordagem geográfica Livro didático alfabetização discursos geográficos Escola PIBID curriculo de Geografia Cartografia desenvolvimento profissional docente alfabetização em Geografia ensino de geografia - fundamental e medio Epistemologia mapa Brasil epistemologia da geografia brasileira Espaço Geográfico Ensino Aprendizagem mapas ensino-aprendizagem Ensino de Geografia anos iniciais Ensino Territorialidade Infância Cidade história Residência Pedagógica Estado Ambiente Famílias metodos da pesquisa em Geografia professores de geografia formação de professores dos anos iniciais habilidades Geografia escolar fundamento teóricos metodológicos da geografia ensino de Geografia no Brasil Ensino Médio linguagem Positivismo ensino de Geografia séries iniciais análise geográfia educação básica Formação de educadores universidade pública Fronteira Planejamento relação sociedade/natureza programa de residência pedagógica componente curricular Geografia identidade da geografia escolar inovação pedagógica mobilidade territorial espaço urbano alfabetização cartográfica Universidade Formação Permanente urbano Educação Ambiental Pesquisa em Educação Escola básica epistemologia da ciência geográfica ordenação territorial localização crianças formação de professores polivalentes Formação de educadores de crianças pequenas Lúdico Trabalho docente neopositivismo Memória Leitura brasileiros jornada especial integral de formação (JEIF) exclusão ensino de Geografia anos iniciais do ensino fundam política publica fundamentos teóricos metodológicos em Geografia pedagogia formação do bacharel em Geografia Religião inserção profissional arte história da ciência geográfica no Brasil plano nacional do livro didático globalização linguagens estruturalismo Yves Lacoste Escrita Planejamento Urbano DISTRIBUIÇÃO DA INDÚSTRIA AUTOMOBILÍSTICA conhecimento comunidade local avaliação professores territorialidade docente Processos de ensino Aprendizagem Relações étnico raciais Música pensamento geográfico brasileiro Fundamentos Teórico-Metodológicos ensino de história Urbanização ciência geográfica objetivos pedagógicos da geografia escolar marxismo geografia ativa Políticas Públicas África Paisagens Escola Pública Contemporânea professores de Educação Física cultura fundamentos teórico-metodológicos de Geografia análise geográfica GEOGRAFIA URBANA geografia física relação PIBID e estágios supervisionado formação professores conteudo formação inicial Geopolítica dimensão espacial Território de Alta Vulnerabilidade Estudo do Meio possibilismo alfabetização nas séries iniciais Formação Inicial de Professores Estágios curriculares Grafismo movimento social representação cartográfica ensinar geografia planejamento ambiental Natureza Práticas pedagógicas Desemprego Pierre George e Yves Lacoste geografia crítica pandemia Ciclo de alfabetização processos de ensino e aprendizagem taylorismo Categorias Conteúdos Ensino de Geografia e educação infantil divisão territorial do trabalho perspectiva territorial geografia quantitativa Plano Diretor tecnologias digitais da informação e comunicação documentos históricos objetivo pedagógico geografia acadêmica gestão territorial ordenação curricular FUNDAMENTOS TEÓRICOS METODOLÓGICOS Pesquisa representação gráfica saberes docentes projeto de pesquisa de estágio Pierre George professores polivalentes Fordismo disciplina escolar Favela Representação Ontologia Poder fábrica emprego Linguagem Cartográfica leituras geográficas discplinas razão científica Literatura cultura escolar trabalho de campo aulas de geografia ensino de História anos iniciais do ensino fundame Teoria e método capitalismo circulação atmosférica atlas cartografia geográfica Meio Ambiente Graduação Conceito parâmetros curriculares pensamento geográfico Discursos poder publico desenvolvimento cognitivo Família disputa territorial metodologia da ciência resistência objetivos pedagógico rede identidade da geografia ensino superior de geografia acumulação flexível anos finais do ensino fundamental imigracao IBGE condições de trabalho jogos e brincadeiras relação homem/natureza Monografia organização do trabalho Proposta Curricular Revistas Científicas Metafisica lei 10.639 autoria Tempo pós graduação Reflexão Sociedade positivismo-funcionalista prédios públicos Exército Brasileiro racionalidade crítica Partidos políticos professor co-formador Sala de aula materialismo histórico dialético Piaget cidade educadora dialogicidade educação publica Cidades Olhar utopia historia em quadrinho percepção Cartografia escolar Departamento de Geografia USP Geograficidade Governamentalidade PLANO DIRETOS coordenador pedagógico fundamentos teóricos metodológicos da geografia e metodologia Observação cidade pós-moderna teoria do conhecimento Conceitos Metrópole alienação Vigotski Ensino Superior contracultura migração 5ªa série positivismo funcionalista Filosofia cosmologias Heródoto Metodologia de Ensino deserto seleção de conteúdos modo de vida comunicação Educação de Jovens e Adultos visão obliqüa Processo de aprendizagem renovação da Geografia brasileira democracia meio geográfico HOMEM Soberania Ritmo capacidade cognitiva economia abordagem didática movimentos migratórios paisasem quadrinistica Internet racionalidade técnica BNCC fundamentos e práticas pedagógicas graduação em Geografia Mundialização imaginação Geografia Econômica heliocentrismo Nação AGB São Paulo mapa mental Desqualificação docente Professor coordenador bairro América Latina Planos Curriculares Identidade Nacional Indústria PREFEITURA POLÍTICAS PÚBLICA Estrabão Base Nacional Comum Curricular temas e conceitos ensino aprendizado urbanismo Metodologia de pesquisa análise categorial universidade sociedade Universidade e educação básica Aluno objetivos pedagógicos do ensino de geografia curso de Geografia para professores do ensino supe U niversidade e E ducação B ási ca Ensino de História nos anos iniciais exclusão territorial divisão regional IBGE poesia leitura de mundo ESTÁGIO Identidades Tecnicismo Pedagógico coletivos sociais História da educação Territorialidades docentes objetivos pedagógicos na escola correntes teórica Desenvolvimento Docente Formação Docente emancipação Criação formação de professores dos anos inicias T rabalho C ol aborativo simbolização Trabalho colaborativo mobilidade Experiência docente componentes curriculares Ccrise sanitária e impactos nos processo de ensino Alfabetização e letramentos Liberalismo QUESTIONÁRIO Geomorfologia sentido social do ensino de Geografia Estudos Urbanos e Educação infância (s) estado da arte nas pesquisas em educação TERRITÓRIOS reforma pedagógica Interação Didática imagens História da Ciência no Brasil Mobilidade Urbana patrimônio São Paulo integral Josué de Castro ações artísticas interdisciplinaridade rap epistemologia da geografia Lugares Aboradagem geográfica Professor Reflexivo formação de professores dos anos iniciais do ensin F orm ação I nicial de P edagogos Formação inicial de Pedagogos experiências curriculares residência pedagógicas formação do licenciado em Geografia graduação de geografia guerra Eliseé Reclus ensino de sociologia alteridade/identidade brinquedo fracasso escolar séries iniciais Progressão Continuada jogos Aquecimento Global ser geográfico Fundamentos teórico-metodológicos em Geografia Leitura geográfica Conhecimento geográfico estudos geográficos da escola professor de geografia cientificismo Formação humana monitoria ensino de geografia no IBGE Racismo Cognição Alfabetização Matemática alfabetização precoce lieratura e educação infantil inclusão progressão ciclo teoria Água doce distribuição territorial das águas cartogarafia cinema Pichação PROJETO HABITACIONAL Geografia agrária MOVIMENTO MANGUEBEAT MEIO-AMBIENTE preservação História do pensamento geográfico Integração econômica Colaboração Profissional Entre Professores Richard Hartshorn mulher cidade-mundial EXPERIÊNCIA ONTOLÓGICA metabolismo geográfico processos erosivos paisagem geografia Formação Espacial sociedade e Natureza Anarquismo curso de informações geográficas jogos e bricadeiras brincadeira iniciantes na carreira relações interdependência licenciatura pedagoia Processos Formativos Ensino e aprendizagem de Geografia Juventude estado da questão nas pesquisas em Educação Participação Pedagogia de Projetos Ciências Humanas Ciência Relação professor aluno Práticas de Ensino livros didáticos Evolucionismo geografia clássica segrgação sócio-espacial movimentos imigratórios Mundial Mundo projeto pedagógico Ideologia Reforma curricular Ensino História protagonismo docente formação de professores que ensinam geografia Ensino de História e a educação infantil Economia Política alteridade Vulnerabilidade construção da identidade docente estágio supervisionado fundamentos das aulas de geografia projetos Vídeo Conselho Nacional de Geografia Geógrafo rede pública territorialidades cng Fred K. Schaefer violência Geografia Cultural cidade-global cidade-região comunidades indígenas Cidadania bacias hidrográficas Lieratura prática Bacia Hidrografica Local curso de férias para aperfeiçoamento de professore teoria e sistemática ORDENAÇÃO TERRITORIL brasilidade equipamentos urbanos Uso do solo Turismo professores iniciantes na carreira território vulneráveis territorios educativos novas tecnologias ambiente educativo professor supervisor Produção acadêmica Programa Institucional Bolsas de Iniciaçã a Docênc Subdesenvolvimento história da ciência prefeitura SISTEMA LATIFUNDIÁRIO COLONIAL Movimento negro professor de geograia
CTIT UFMG