Maria de Fátima Carvalho http://lattes.cnpq.br/1875338693729537

Última atualização do Lattes: 02.03.2022

Campus: GUARULHOS
Nomes de citação: CARVALHO, M. F. / CARVALHO, MARIA DE FÁTIMA
  • Processos ou Técnicas (2)+
    • Ano
      2010
      Título
      Assessora à Editora UFOP: emissão de pareceres.
    • Ano
      2010
      Título
      Assessoria à FAPESP: emissão de pareceres.
  • Trabalho Técnico (13)+
    • Ano
      2016
      Título
      Parecerista ad hoc - Revista Pro-posições
    • Ano
      2015
      Título
      Curso de Aperfeiçoamento em Gestão do Desenvolvimento Inclusivo na Escola
    • Ano
      2011
      Título
      Relatório do estágio de experimentaçãono regime de dedicação integral à docência e pesquisa (RDIDP). Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras da Universidade de São Paulo / Ribeirão Preto.
    • Ano
      2011
      Título
      Parecer avaliativo de proposta inicial de projeto de pos doutoramento encaminhada à FAPESP Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de SP, emitido em maio de 2011.
    • Ano
      2011
      Título
      Parecer avaliativo de relatório parcial de projeto de pesquisa de doutoramento encaminhado à FAPESP Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de SP, emitido em novembro de 2011.
    • Ano
      2009
      Título
      Relatório do estágio de experimentaçãono regime de dedicação integral à docência e pesquisa (RDIDP). Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras da Universidade de São Paulo / Ribeirão Preto.
    • Ano
      2007
      Título
      VI Congresso Brasileiro de Psicologia do Desenvolvimento
    • Ano
      2007
      Título
      Programa de Implantação de bibliotecas públicas
    • Ano
      2005
      Título
      Assessoria para Equipe Profissional Centro de Convivência Crescer da APABB, RN
    • Ano
      2004
      Título
      Assessoria e Formação Pedagógica na área de Inclusão Escolar de alunos com necessidades especiais
    • Ano
      2004
      Título
      Assessoria ao serviço de Educação Especial no município de Rio Claro
    • Ano
      2003
      Título
      Assessoria ao serviço de educação especial no município de Rio Claro
    • Ano
      2000
      Título
      Assessoria e Formação pedagógica na Área de Inclusão Escolar à Secretaria de Educação Especial do Município de Diadema, SP
Luiz Carlos Novaes Alexandre Filordi de Carvalho Luciana de Abreu Nascimento Maisa Souza Elias Bianca Rafaela Mattos Teixeira MARTINS, Edna Elisangela dos Anjos Paula Vieira Fernanda Marcucci Gabriela Floreano Centenaro Renata Marcílio Cândido Sueli Fidalgo Branca Monteiro Camargo Valeria Campinas Braunstein Programa de Pós Graduacão em Educação - UNIFESP Renata Petri AZEVEDO Keuri Costa Carvalhais Maisa de Souza Elias Camila Azevedo de Araújo Leandro G. Oliveira Larissa Prestia Dias Dulciana de Carvalho Dantas Linguagem e Síndrome de Down Sueli Sales Fidalgo Regina Cândida Ellero Gualtieri Claudia Barcellos Marina Pereira de Almeida Mello Lucila Pesce Roberta Stangherlim Maria Aparecida de Menezes Edna Martins Maria Rozinete Gonçalves Fabiana Gomes de Melo Oliveira Rosimeire Rodrigues de Oliveira Denise Maria de Natahalia Almeida Ezidio Clarice Ferreira Guimarães Edna Martins Berbel Marian Ávila Dias Fernando Rodrigues de Oliveira Erica Aparecida Garrutti de Lourenço Marta Kohl de Oliveira Amália Colvic Dr. Antonio Sérgio Petrilli (Coord.) Elisabeth dos Santos Braga Umberto de Andrade Pinto Maria Sylvia de Souza Vitalle Denise de Micheli Avalone Ana Luiza Bustamante Smolka Ana Lúcia Horta Nogueira Érica Aparecida Garrutti ROZANTE, GÉSSICA TORRES Maria Aparecida Leite Soares Denise Maria de Carvalho Lopes Dulciana de Carvalho Lopes Dantas Clecia Maria de Brito Cortez Gisele Reco Tendero
educação inclusão escolar Educação Inclusiva Educação Infantil Educação Especial psicologia histórico-cultural Deficiência mental Formação de professores Desenvolvimento Humano Educação de Jovens e Adultos Deficiência deficiência intelectual Psicologia historico cultural linguagem Desenvolvimento Vygotsky Síndrome de Down prática pedagógica Psicologia AEE - Atendimento Educacional Especializado trabalho inclusão social Formação Docente literatura infantil Pesquisa Deficiências inclusão patologização Escolarização conhecimento alfabetização Saúde Alunos com deficiência Paralisia cerebral formação professores Políticas Públicas de Educação deficiência visual cultura necessidades especiais diversidade pedagogia síndrome de asperger Material didático para formação de professores ensino e aprendizagem autismo Leitura Relações de ensino aprendizagem Fisioterapia discurso Interação professores-alunos Família interação social Mediação desenvolvimento infantil psicologia educacional Escola Necessidades Educacionais Especiais APAE teoria histórico cultural Criança Ensino Fundamental Politicas de inclusão Residência Pedagógica Classe especial Diagnóstico Extensão Participação Cidadania Política Nacional de Educação Especial identidade surdez Discriminação deficiência física vulnerabilidade em saúde fracasso escolar cegueira criança com deficiência aprendizagem Vigotski Relação educação-saúde Psicologia e Desenvolvimento Humano Cognição Política Nacional Educação Especial Política educacional recursos humanos Educacao Especial e Inclusiva TDAH Inclusão Educacional avaliação Distrofia de Duchene adolescência Transtorno do Espectro Autista Tecnologia Assistiva Transtorno global do desenvolvimento sociologia da infancia creche interdisciplinaridade concepções Teoria socio historico cultural Currículo Trabalho docente Estágio (extra)curricular linguagem escrita Adolescẽncia História da Educação Especial Produção acadêmica instituições estágio curricular Criança hospitalizada Criança gravemente enferma diferenças psicologia e educação Funadamentos da Educação Relação teoria e prática Integração escolar Transtorno do déficit de atenção hiperatividade (T BRINCAR Mediação Pedagógica Municipalização Políticas de Educação Políticas Públicas Educacação inclusiva Piaget Educação Hospitalar iniciação científica pessoas com deficiência Educação da infância educação sexual Classe comum Hiperatividade Mercado de trabalho Transtornos globais do desenvolvimento Representações Progressão Continuada trabalho pedagógico Preconceito Constituição social da pessoa segregação Planejamento libras Baixo rendimento Processos de ensino Aprendizagem Criancas com deficiencias séries iniciais Conto biopolítica Autoconceito Ajustamento social oncologia classe social vulnerabilidades Deficiẽncia Visual Livro didático Práticas pedagógicas teoria histórico-cultural Pessoa com deficiência visual Sala de Apoio Pedagógico Educacao prisional Comprometimento mental Direito à educação winnicott etnografia direitos humanos direito desevolvimento psíquico Elaboração de conceitos representação social Vygotsky, Lev Semyonovich Núcleos de Acessibilidade PNLD Linguagem e desenvolvimento humano Concepções de professores Ensino Fundamental I Atendimento educacional Especializado (AEE) Ensino Fundamental e Médio relato de experiência informática Pensamento abstrato Síndrome de Williams leitura e escrita Expectativas de aprendizagem Crianças com deficiência Interação mãe-criança Revisão bibliográfica monitoria Subjetividade Diário de campo JEAN PIAGET deficiência; Educação na infância Educação profissional Estágio não-obrigatório Perspectiva historico-cultural Ensino Relacao com conhecimento educação escolar Educação Integral Desenvolvimento cultural Ensino Aprendizagem formação de conceitos Mecanismos de apoio escolar família e escola Ensino Superior Tecnologia Asssistiva Gênero literário Recuperação no ciclo Deficiencia Inteletual Desenhos para pintar Pensamento Pediatria Atividades Cotidianas Transtorno do desenvolvimento gênero Escrita Atendimento Educacional Especializado Deficientes-Educação educação física neurologia Narrativa Construtivismo Eduacação de Jovens e Adultos Pedagogia de Projetos Criatividade Mediação materna Escolarização hospitalar Alunos Politica da Educação Ensino Técnico Integrado ao Médio Recuperação intensiva Documentos orientadores portfólio Agente de apoio à inclusao escolar Juventude Pesquisa Crítica de Colaboração Material didático em Braille Transtornos do espectro autista pensamento e linguagem Formação incial Portadores de necessidades especiais Formação docente e prática pedagógicas inclusivas. Emoção Organização escolar Literatura educação bilíngue Terapia Ocupacional Pesquisa em educação inclusiva. Escola Pública Desenhos xerocopiados Socialização Gestão Escolar exclusão social jovens e adultos interações Deficiência Múltipla Lietratura infantil Projeto Político-Pedagógico Cegueira e baixa visão avaliação da experiencia de aprendizagem mediada
CTIT UFMG