Sueli Salles Fidalgo http://lattes.cnpq.br/7030396449564631

Última atualização do Lattes: 11.01.2023

Campus: GUARULHOS
Nomes de citação: FIDALGO, S. S. / FIDALGO, SUELI SALLES
Mestrado: 6
Doutorado: 9
Pos-Doutorado: 1
Outras: 54
  • Software (1)+
    • Ano
      2005
      Título
      CD-Rom Interplus
  • Trabalho Técnico (96)+
    • Ano
      2022
      Título
      Parecer para Revista Cultura y Educación/Culture and Education
    • Ano
      2022
      Título
      Parecer para a Revista Brasileira de Pesquisa sobre Formação de Professores
    • Ano
      2022
      Título
      Parecer confidencial para solicitação de Iniciação Científica - PIBIC - UNIFESP
    • Ano
      2022
      Título
      Parecer confidencial para renovação de Iniciação Científica - PIBIC - UNIFESP
    • Ano
      2022
      Título
      Parecer para a Revista Olhares em junho de 2022
    • Ano
      2022
      Título
      Parecer de trabalho submetido ao CIET:EnPET ESUD:CIESUD 2022 Educação Híbrida: resiliência, equidade e sustentabilidade (2o parecer)
    • Ano
      2022
      Título
      parecer confidencial de resumo para apresentação no CIET:EnPET ESUD:CIESUD 2022 Educação Híbrida: resiliência, equidade e sustentabilidade
    • Ano
      2022
      Título
      parecer confidencial de resumo para apresentação no CIET:EnPET ESUD:CIESUD 2022 Educação Híbrida: resiliência, equidade e sustentabilidade (3o parecer)
    • Ano
      2022
      Título
      Paracer para a revista Cultura & Educacion/ Culture and Education
    • Ano
      2022
      Título
      Parecer de projeto temático para Fapesp
    • Ano
      2022
      Título
      GT13 - Educação inclusiva, ensino de línguas e formação docente
    • Ano
      2022
      Título
      processo 2022/134...
    • Ano
      2021
      Título
      Parecer para projeto solicitando bolsa da FAPESP
    • Ano
      2021
      Título
      Parecer para a Revista Bakhtiniana
    • Ano
      2021
      Título
      Parecer confidencial de artigo para a Revista Brasileira da Pesquisa Sócio-Histórico-Cultural e da Atividade
    • Ano
      2021
      Título
      Avaliação de Cursos Universitário: Guia da Faculdade
    • Ano
      2021
      Título
      Parecer: Reveduc
    • Ano
      2021
      Título
      Relatório para a plataforma Sucupira sobre Programa de Pós-Graduação em Educação e Saude na Infância e na Adolescência - do ano 2020
    • Ano
      2021
      Título
      Parecer para a Revista Olhares em julho de 2021 - para volume sobre Paulo Freire
    • Ano
      2021
      Título
      review 1: How inclusion students learn: a comparative analysis of three concepts as viewed by the sociohistorical and autopoiesis conceptual frameworks, and their importance to the observance of disability rights laws
    • Ano
      2021
      Título
      Review 2: Overcoming the Semantic Barrier and Developing the Ability to Use Communicative Tools
    • Ano
      2021
      Título
      Avaliação de trabalhos na 6a. Feira de Ciência do Vale do Ribeira - FECIVALE
    • Ano
      2020
      Título
      Parecer para revista DELTA - Documentação e Estudos em Linguística Teórica e Aplicada - 44224
    • Ano
      2020
      Título
      Parecer para Revista Delta - Documentação em Linguística Teórica e Aplicada - 44124 125651
    • Ano
      2020
      Título
      Parecer para revista DELTA - Documentação em Linguística Teórica e Aplicada - 44270126147
    • Ano
      2020
      Título
      Parecer para a revista Olhares: texto: 9687 - texto do artigo 38623-1-4-20190830
    • Ano
      2020
      Título
      Parecer para a Revista DELTA - texto sobre Vygotsky e Freire
    • Ano
      2020
      Título
      Parecer para a revista DELTA - texto: 46806-134923-1-RV
    • Ano
      2020
      Título
      parecer Reveduc de artigo 370415307 - 1 RV
    • Ano
      2020
      Título
      parecer - Delta 46806134923 1RV
    • Ano
      2020
      Título
      Parecer para Revista Delta sobre crianças bilíngues e bimodais
    • Ano
      2020
      Título
      Parecer de conclusão de trabalho e bolsa Fapesp
    • Ano
      2020
      Título
      Book proposal review
    • Ano
      2020
      Título
      Avaliação de cursos Guia da Faculdade
    • Ano
      2020
      Título
      Avaliação de trabalhos na 5a. Feira de Ciência do Vale do Ribeira - FECIVALE
    • Ano
      2020
      Título
      Leitura técnica do Currículo da Cidade ? Ensino Médio: Linguagens e suas tecnologias ? Língua Inglesa.
    • Ano
      2019
      Título
      Parecer para Revista ESPecialist: 'interculturalidade...'
    • Ano
      2019
      Título
      Parecer para revista ESPecialist: ' institutional internationalisation...'
    • Ano
      2019
      Título
      parecer para bolsa de pós-doutorado - FAPESP
    • Ano
      2019
      Título
      Tenho um aluno com necessidades educacionais específicas e agora?
    • Ano
      2018
      Título
      Parecer: (An)alfabetização no Brasil: e quando o problema é o professor?
    • Ano
      2017
      Título
      O novo velho Colégio Pedro II: artigo 8081702-1 SM
    • Ano
      2017
      Título
      (parecer) O novo velho colégio Pedro II: artigo 861184611 SM
    • Ano
      2017
      Título
      Parecer para a FAPESP
    • Ano
      2017
      Título
      Parecer sobre ensino-aprendizagem de línguas - para a revista ThESPECIALIST
    • Ano
      2017
      Título
      Parecer para o IV Fórum ISCAR Brasil
    • Ano
      2017
      Título
      Readequação de Programa de Formação Docente para Professores da Rede Pública Estadual
    • Ano
      2017
      Título
      Parecer para a revista The ESPecialist de texto sobre o ensino de Grego como língua adicional
    • Ano
      2017
      Título
      parecer de manuscrito para a revista Educação e Pesquisa: revista da faculdade de educação da USP
    • Ano
      2017
      Título
      parecer para Revista da Faculdade de Educação da USP
    • Ano
      2016
      Título
      parecer de Written Feedback on Jordanian Master's Students
    • Ano
      2016
      Título
      Parecer para a revista ThESPECIALIST, do texto Análise de Compreensão de texto escrito
    • Ano
      2016
      Título
      Parecer para revista Educação e Pesquisa
    • Ano
      2016
      Título
      manuscript for publication in the International Knowledge Press
    • Ano
      2015
      Título
      Currículos para os anos finais do ensino fundamental: concepções, modos de implantação, usos
    • Ano
      2015
      Título
      Parecer para a FAPESP: relatório acadêmico
    • Ano
      2015
      Título
      Avaliação de currículo bilíngue na perspectiva sociohistórico-cultural
    • Ano
      2014
      Título
      Parecer de manuscrito para a Revista Linguagem & Ensino
    • Ano
      2014
      Título
      Parecer de manuscrito para a revista Educação e Pesquisa
    • Ano
      2014
      Título
      manuscrito para Revista Linguagem e Ensino volume 17 no. 2
    • Ano
      2012
      Título
      Parecer de artigo para o número 7 da Bakhtiniana. Revista de EStudos do Discurso
    • Ano
      2012
      Título
      Pareceres de trabalho submetidos ao I Seminário Linguagens, Interações e Aprendizagens
    • Ano
      2012
      Título
      (Parecerista Externo): Seleção de Projetos, orientadores e bolsistas de IC PIBIC-CNPq da PUC-SP cota 2012-2013
    • Ano
      2012
      Título
      Parecer para artigo submetido ao volume 1 do ano de 2012 da Revista Olhares
    • Ano
      2011
      Título
      (parecer de artigo): Teoria e Prática... (para a Revista Educação e Pesquisa)
    • Ano
      2011
      Título
      Revista Signum: Esudos da Linguagem n. 14, vol. 1, análise de 1 artigo
    • Ano
      2010
      Título
      (parecer) Psychoanalysis, Democracy, and Dialogism
    • Ano
      2010
      Título
      (parecer de artigo): A prática de ensino na pedagogia...(para a revista Educação e Pesquisa)
    • Ano
      2010
      Título
      FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA A EDUCAÇÃO INCLUSIVA NOS CURSOS DE
    • Ano
      2010
      Título
      A prática de snino na pedagogia e os formadores de professores
    • Ano
      2009
      Título
      (parecer) Procedimentos metodológicos para o desenvolvimento do professor
    • Ano
      2009
      Título
      (relatório técnico) Report on Sweden-AMA (Associação de Amigos do Autista) Project Evaluation
    • Ano
      2009
      Título
      Procedimentos metodológicos para o desenvolvimento do professor
    • Ano
      2008
      Título
      (parecer) Processo 08/825 - CEPE - PUC-SP
    • Ano
      2008
      Título
      (parecer) Artigo 2227
    • Ano
      2008
      Título
      (parecer) Revista: Tradução & Comunicação - no. 17
    • Ano
      2008
      Título
      (parecer) Artigo 54
    • Ano
      2007
      Título
      (parecer) Processo 101/2004 da Revista Letras e Letras
    • Ano
      2007
      Título
      (parecer) Processo 259-52C - XI Simpósio Nacional e I Simpósio Internacional de Letras e Lingüística - SILEL2006
    • Ano
      2007
      Título
      (parecer) Processo 348-76E - XI Simpósio Nacional e I Simpósio Internacional de Letras e Lingüística - SILEL 2006
    • Ano
      2007
      Título
      (parecer) Processo 260-52D- XI Simpósio Nacional e I Simpósio Internacional de Letras e Lingüística - SILEL 2006
    • Ano
      2007
      Título
      (parecer) Processo 214-37A - XI Simpósio Nacional e I Simpósio Internacional de Letras e Lingüística - SILEL 2006
    • Ano
      2007
      Título
      (parecer) Processo 210-35F XI Simpósio Nacional e I Simpósio Internacional de Letras e LIngüística - SILEL2006
    • Ano
      2006
      Título
      (assessoria para formação de professores) Ensinar-aprender em tempos de inclusão social-escolar
    • Ano
      2005
      Título
      (Assessoria - formação de professores) Projeto Ação Cidadã: a inclusão lingüística pela leitura em diferentes áreas
    • Ano
      2005
      Título
      (Assessoria) Parada Pedagógica I: Formação de Professores
    • Ano
      2005
      Título
      (Assessoria) Parada Pedagógica II: Formação e Reflexão
    • Ano
      2004
      Título
      (Assessoria) Avaliação de Alunos do Ensino Fundamental de Escola Pública - identificação de alunos superdotados
    • Ano
      2004
      Título
      (Assessoria) Formação de professores de inglês do Estado do Acre
    • Ano
      2003
      Título
      (Assessoria) Avaliação: Construção da Identidade
    • Ano
      2003
      Título
      Assessoria Lingüística para Escola de Idiomas
    • Ano
      2003
      Título
      (Assessoria) O Jogo na constituição do indivíduo
    • Ano
      2003
      Título
      (Assessoria) Estratégias de Aprendizagem na visão sociocultural
    • Ano
      2002
      Título
      (Assessoria) Elaboração de Proposta Curricular
    • Ano
      2002
      Título
      (Assessoria - formação de professor) Programa: Ação Cidadã
    • Ano
      2000
      Título
      (Palestra a convite) Workshop for English Teachers of Secondary School
Sueli Salles Fidalgo Alzira Shimoura Angela Brambilla Cavenaghi-Lessa Maria de Fátima Carvalho Maria Eugenia Batista Maria Antonieta Alba Celani Célia Magalhães de Souza Terezinha Sprenger Eliane Pereira Domingues da Silva Neide Elias Vera Cabrera Duarte Erica Aparecida Garrutti de Lourenço Marcel de Assis Roque sonia R P G Pinheiro Neide Elias David Juglierme Alves Nogueira Greice de Nóbrega e Sousa Edna Martins Débora Rodrigues Moura Rubens Lacerda de Sá Mariângela Graciano Álvaro Caretta FERNANDA COELHO LIBERALI Maria Fachin Soares Marcia Honora Tania Romero Maria Otilia G. Ninin Eduino Orione Rosinda de Castro Guerra Ramos Claudia Berlim de Mello Rubens F. Lopes João Victor Martins Machado Fernanda Miranda Cruz Caroline Paola Cots Edivaldo Felix Gonçalves Valeria Nunes Luciana Penna Claudia Fernandes de Sousa Silvio Malhado Mona Mohamed Hawi Daniela Akie Hirakawa Rosângela Dantas de Oliveira Gibson Zucca da Silva Amalia Neide Covic Iara Rosa Farias Maria Cristina Damianovic Priscila Nascimento Ivonne G Bezerra Adriane Cenci Livia Maria V Motta Dilma Mello Simone Nacaguma Luisa Fernanda Naranjo Orozco Beatriz Sandri José Leon Crochick Maria Sylvia de Souza Vitalle Fernanda Amaral Marcia Romero Maria Cecília Moura Clara Prado Laure Kloetzer Wanda Maria Junqueira Aguiar Fabíola Monica da Silva Gonçalves Claudia Lemos Vóvio Vanessa Regina de Oliveira Martins Gerson Damascena Janaina Peripolli Souza Souzana Mizan Spyros Themelis Célia Regina Batista Serrão Simone Nacaguma Maria de Jesus dos Santos Gomes Magali Aparecida Silvestre Ivan R. Martin Fernanda Miranda da Cruz Angela Brambilla Cavenaghi Themudo lessa Angela Brambilla Cavenaghi Themudo Lessa Suzanna Mizan Erica Garutti Priscila Mayumi Daniela Hirakawa Adriana R. W Borges Lívia de Araújo D. Rodrigues Elaine Pompeu da Silva Mirlene de Oliveira Marinho Hanik Righi Torres Luciane Bertini Rute Dourado Ana Luiza Ramazzina Ghirardi Welisson Guedes Angela b. Cavenaghi-Lessa Adriana Maria Jacob Jaqueline Gomes de Souza Daniel Ramos de Souza Angelita Quevedo Claudinéia Aparecida de Campos Silva Fabio Wolf Marianne Rampaso Marjorie Dintof Maria das Graças Bernardo Andréia da Silva Fabrício Oliveira da Silva Adriana Santana Ruiz Silva Kamille Vitória da Paz Barbosa Leonor M. Cantera Espinosa Mercia BONON Saulo SILVA Ingrid Antunes Carvalho Andressa Berigo Silvana Zajac Fabricio Menezes de Medeiros Fernando Atique Silvia Etel Gutierrez Bottaro Gabriel Gomes de Aquino Marisa Sacaloski Paulo Eduardo Ramos Julia Terrabuio Baptista Josiane Teixeira Martinez Victoria Lopes de Oliveira Marcia Jacomini Francine Fernandes Weiss Ricieri Diego da Silva Santos Verilda Speridião Kluth Andressa Ferreira da Silva Lucila Pesce Francisca Rodrigues de Oliveira Pini Rosangela Bruno Vazquez Bernadette Rodrigues Roselli Maria Angélica Pedra Minhoto Rubens Lacerda de Sá Renata Lopes da Silva Celia Maria Benedicto Giglio Cristina MIYUKI hASHIZUME Nanci Bento Simone Caldeira Walkyria Maria Monte Mor Fabiane Bravo Rosemeire Rodrigues Márcia Aparecida Jacomini Aydin Bal Maria Izabel Fernandes de Assiz] Roberta Stangherlim Viktor Zaretsky Vera Lucia Gomes Jardim Tamires Siqueira Nikolay Veresov João Pedro Rodrigues Pereira XAVIER, ELIEZER WILLIAN SIMÕES NASCIMENTO Eliane Lousada Thiago da Silva Gusmão Cardoso Mauro Muszkat Clotilde Maria de Oliveira GONÇALVES, FABÍOLA MÔNICA DA SILVA Thiago Gusmão Cardoso Lucila Maria Pesce de Oliveira HASHIZUME, CRISTINA MIYUKI Lilia Abreu Ana Merces Bahia Bock Paulo Ramos Camila Domingues Ferreira CARRIJO, VIVIANE LETÍCIA SILVA Maria Isabel Fernandes de Assiz Ivan Martín Monica F Lemos Beatriz Antunes Fonseca Luciane N Rocha Lisete Arelaro Ana Maria David Peter Mayo Bruno Konder Comparato Marian Dias João Baptista Teixeira Peter Jones Sylvia Helena Batista Lavinia Silvares Alice Yoko Horikawa Juliana R. A. Tonelli betania medrado Renata Philippov Claudio Adão dos Santos Vanessa Dias Moretti Nanci Maria Stephano de Queiroz Alessandra Gurgel Andrea Miranda Zinni Mara Sofia Zanotto Luciana Fernandes da Silva Luiza Akemi Alves Maeda Ernesto Bertoldo Flavia Melo Borges Gisele Grinevicius Garbe Eliezer Willian Simões Nascimento Xavier Maria Inês Bacellar Monteiro Mirhiane Mendes Guilherme Ignácio da Silva Leandro Key Higuchi Yanaze Valeria Sperduti Lima Lígia Ferreira Karina Nazzari Joel Barbosa Junior Maria Inês Bacellar Monteiro Leila Maria Felipini Jefferson Alves Iago Victor Santos da Silva Sirlene Aarão Fábio Luiz Villani Ana Terra de Grammont Rodrigo Rosa Daniela Schlic Matos Edilene Matos Nílvia Terezinha da Silva Pantaleoni Maria Inês Felice Eliane Gonçalves João Batista Teixeira da Silva Karina Ceribelli Roy priscila nascimento Pires Viviane de Souza Klen Alves Elisabete Alfeld Rodrigues Edna Oliveira do Carmo Laura Burman Ana Elisa Cysne João B. Teixeira da Silva Silvia Anspach Marcos Lelles Mayra Martins Guanaes Kamila Aarão dos Santos Roja Thomas Patrick Dwyer Diogo dos Santos Silva Arindam Bose Heleni Sousa dos Santos Ferreira Warley Almeida Santos Fabrice Hirsch et Cwiosna Roques Christelle Dodane Marcia Veirano Pinto Tony Berber Sardinha Leandro Pasini Juan Manuel Sánchez José Hamilton Maruxo Junior Horacio Martín Ferber Sabrina OLIVEIRA
formação do professor ensino-aprendizagem de língua inglesa formação de professores inclusão escolar inclusão social ensino-aprendizagem inclusão lingüística Pesquisa Crítica de Colaboração a linguagem da inclusão Educação Inclusiva Formação Docente agentes críticos educação de surdos teoria histórico-cultural educação bilíngüe Formação de educadores Cidadania avaliação mediad(or)a deficiência intelectual necessidades educacionais específicas surdez exclusão educação bilíngue para surdos reflexão crítica Avaliacao de Aprendizagem Educação Especial Ensino-Aprendizagem de Línguas Formação crítica inclusão NEEs- Necessidades Educativas Especiais libras teoria sociohistórico cultural metodologias de pesquisa ensino de língua inglesa Ensino-aprendizagem de Língua Estrangeira necessidades especiais pesquisa colaborativa identidade auto-avaliação Tradução Inclusão Social-escolar Línguas estrangeiras modernas Argumentação bilinguismo avaliação de ensino-aprendizagem reflexão sobre a ação Estágio Supervisionado avaliação formativa-qualitativa avaliação dialógica avaliação inclusiva linguagem instrumentos de avaliação Necessidades Educativas Especiais zpd LIBRAS - Língua Brasileira de Sinais pesquisa-ação flexibilização de materiais didáticos reflexão na ação migrantes abordagem interacionista sociodiscursiva teacher education ensino de línguas ensino de português como segunda língua flexibilização de material didático Lingüística Aplicada Crítica teoria socio-histórico-cultural Ensino-aprendizagem de segunda língua Língua inglesa dicotomia ex/inclusão teorias de ensino-aprendizagem sessão reflexiva tradução literária agência teoria histórico cultural Representações Ensino Superior TEA constituição de agentes críticos empowerment avaliação violência Formação de professor dicotomia inclusão-exclusão paradigmas de produção do conhecimento inglês instrumental teoria sociohistórico-cultural multiletramentos Aspectos legais Confiabilidade linguagem da ex-/inclusão Dislexia efeito de refluxo ação colaborativa exclusão-inclusão decolonialidade Identidade Surda Materiais didáticos gênero Políticas Públicas afeto inglês para fins específicos dificuldade de aprendizagem cultura surda leitura nas diferentes áreas Mediação inclusão pela linguagem leitura crítica educação popular espectro do autismo ensino-aprendizagem de alunos com deficiência adaptação de material didático Subjetividade inclusão e acessibilidade funções psicológicas superiores formative assessment papéis da linguagem Letramento monitoria ensino de lingua estrangeira gêneros textuais pedagogia crítica assessment Inclusão de pessoa com NEEs Língua Materna: LIBRAS metodologia crítica de colaboração Ensino-Aprendizagem; Lingüística Aplicada leitura em língua materna Transtorno do Espectro Autista pensamento e linguagem teoria da atividade socio-historico-cultural leitura em diferentes áreas TEA pouco verbal confrontar Metodologia de pesquisa educação Interacionismo socio-discursivo práxis libertadora agir comunicativo papéis do professor interacionismo sociodiscursivo alunos com deficiências formação de professores de língua em serviço estudos linguísticos ensino de Português para Surdos colaboração na (form)ação descrever pessoa com deficiência ex-/inclusão social-escolar reconstruir multiculturalism Validade ações de linguagem teaching-learning process higher psychological functions defectologia grupo de apoio ensino-aprendizagem de Línguas por alunos Surdos Formação docente para o trabalho com inclusão Elaboração de material didático ensino-aprendizagem de inglês formação de professores de línguas acessibilidade auto-monitoramento informar inclusão excludente Licenciatura em Letras Ensino de Língua Portuguesa alienação dificuldade de aprendizagem em inglês cultural-historical theory self-assessment conhecimento sistêmico Formação Profissional reflexão críica Licenciatura em Letras Português Inglês ensino-aprendizagem de primeira língua critical collaborative research Inclusion ensino-aprendizagem de LIBRAS políticas públicas de inclusão performance-based syllabus leitura de textos acadêmicos em língua inglesa multiculturalismo hegemônico inglês para leitura inclusão na universidade reflection on action reflection in action Linguística apresentação perspectiva socio-histórica formação preserviço formação em-serviço conhecimento textual pandemia formação do professor de inglês em-serviço formação de professores para o trabalho com inclus vulnerabilidade infantil conhecimento de mundo Núcleo de Acessibilidade e Inclusão - NAI Centenário Paulo Freire necessidade educacional intelectual específica eugenia escolar Formação Crítica de Professores Ensino-aprendizagem de história ensino de língua Avaliação Institucional colaboração em pesquisa habilidade vulnerabilidade infanto-juvenil surdez e ensino-aprendizagem contação de história elaboração de materiais didáticos ensino-aprendizagem e deficiência intelectual teoria da atividade sociohistórico cultural estágio PAD-Programa de Aperfeiçoamento Didático compensação social Teoria da Atividade multimodalidade Deficiências línguas adicionais design de material didático línguas estrangeiras ensino de língua materna aprendizagem de libras pelos pais Alfabetização teoria socio-cultural metodologias de ensino de linguas avaliação mediadora autismo inclusão-exclusão social Ideologia transdisciplinarity contexto de formação formação de profissionais Práxis relação pai ouvinte-criança surda Leitura em língua estrangeira formação técnica primeira língua specific educational needs exclusão-inclusão social-escolar migrantes bolivianos Ensino remoto Interação aluno com TEA psicologia histórico-cultural Dificuldades de aprendizagem escola inclusiva iniciação científica de Ensino Médio inclusão-exclusão Transdisciplinaridade Deficiência educação básica Primeira e segunda línguas curso de idiomas Transformação Social comunidade de práxis Diretrizes Curriculares equipe multidisciiplinar subjetividade surda LIBRAS - rompendo silêncio metáforas ensino de segunda língua discurso regulatório exclusão social-escolar contextos de transformação discurso instrucional pesquisa crítica Ensino-aprendizagem de língua portuguesa avaliação bancária ensino de inglês como terceira língua vulnerabilidade social a Profissão do Intérprete de LIBRAS monitoria de língua inglesa metodologia de ensino de línguas professor crítico linguagem da inclusão Iniciação científica parecer Ensino Médio Escola Pública Ensino Fundamental II Comunicação surdo oralizado teacher-education intervention formação para o trabalho com educação inclusiva estratégias de leitura Tradução-interpretação síndrome de asperger Ensino de Libras licenciatura Formação de Professores de Língua pré-serviço jogos Extensão Letras estrangeiras modernas dicotomia exclusão/inclusão deficiência visual Síndrome de Down Literaturas estrangeiras modernas leitura de textos em língua inglesa intersetorialidade educação e saúde literatura em língua inglesa educação libertadora Literatura brasileira formação de monitores Inglês para fins acadêmicos relatório de produção docente e discente conteúdo temático projeto de pesquisa Pibic Psicoeducação Currículo avaliação de projeto linguagens Audiodescrição capacidades discursivas argumentative writing redação acadêmica português como segunda língua Aluno surdo formação de profissionais de Educação e Saúde Paulo Freire's legacy exclusão social participação periférica inclusive education social compensation Alunos surdos formação do diretor Reflexão na e sobre a ação do professor de línguas avaliação de texto pesquisia crítica de colaboração equipe multiprofissional Ensino Remoto Emergencial dicotomia inclusão e exclusão avaliação de material didático Research Methodology interpretação consecutiva alunos no TEA inclusão de pessoas com deficiência Citizenship hermenêutica crítica adequações curriculares qualitative assessment linguagem e cultura self-assessmente Formação de Professores de Física avaliação e diagnóstico edcuação infantil deficiência auditiva tradução em Libras acesso e permanência discalculia alunos com deficiência intelectual importância do lugar da mulher Disortografia Internato deaf students identificação de dislexia na escola Inglês básico expressões faciais e corporais modalidade gestual-visual braille Language salas de recursos/AEE avaliação mediada e mediadora Ações afirmativas exclusão/inclusão humanismo fundamentos do ensino de língua inglesa II arguments educação bancária história da educação de pessoas com deficiência dislexia e ensino-aprendizagem teorias de linguagem integridade emocional texto autêntico ensino-aprendizagem e surdocegueira linguagem e trabalho língua adicional interpretação Formação de professores pré-serviço correspondência letra/som pesquisa positivista argumentação na avaliação backwash effect inclusão-exclusão escolar alter-avaliação avaliação de aprendizagem em material didático global X local Ciência critical research fundaments of defectology surdos no ensino superior Pandemia Covid 19 contexto e trasformação material didático para alunos com NEE produção oral evasão escolar poscolonialismo Dyslexic students Interpretação em LIBRAS educação publica histórico de exclusão escolar Formação de professores de Letras - Inglês Defectology conhecimento glocal formação de profs para o trabalho com inclusão tradução multimodal pessoas com deficiência validity surdos Difusão Cultural leitura em segunda língua revozeamento tratamento do erro Teoria Crítica formação de profissionais de psicologia Paulo Freire e Gramsci instrumento-e-resultado formação de profissionais intérpretes alunos universitários Sujeito identidades profissionais avaliação de alunos com Deficiência Intelectual geografia crítica pesquisador surdo e professor surdo em formação Ensino à distância ensino-aprendizagem de crianças em vulnerabilidade tecnologias digitais trabalho realizado critical participatory research Fonologia Regras alteridade aspectos da linguagem objetivos interpretação de libras ensino técnico educação quilombola Disgrafia educação X saude Pesquisa leis de inclusão pedagogia hospitalar leitura de mundo e da palavra Method in Vygotsky conflict-negotiation-collaboration ensino-aprendizagem e cegueira ou baixa visão filosofia do absurdo Literaturas surdo deficit de atenção Língua Portuguesa pesquisa-ação colaborativa leitura da palavra Popular Education Fundamentos Teórico-Metodológicos do Ensino de LI preconceito lingüístico Organização do Pensamento flexibilization of pedagogical material linguagem inclusiva-excludente special educational needs students' needs medidas legais sentimento geração roubada ensino-aprendizagem de alunos em vulnerabilidade marca Brasil cursos de extensão ensino de história reflexão prática Psicologia Educacional Distrofia muscular inclusão universitária direção escolar visões de linguagem aspectos culturais dificuldades acentuadas de aprendizagem tradutor intérprete de Libras analfabetismo funcional pesquisa interpretativista políticas públicas educacionais libras, inglês, francês, espanhol e português avaliação democrática glocal flexibilização de material cotas divulgação de informação avaliação de alunos com NEEs alunos cegos marcadores não manuais crianças bilíngues e bimodais estudante com deficiência surdo sinalizante Sociolingüística ensino de literatura método em Vygotsky Bacharelado em Letras Português Inglês Saúde reestruturação de programa de pós critical action research trabalhos aborígines história da formação escolar multilinguismo Temas transversais interpretação simultânea práticas sociais didática de ensino de segunda língua Trabalho colaborativo português para estrangeiros teorias interacionistas reflexão técnica tradução de português para libras produção escrita dificuldades de ensino-aprendizagem pesquisas críticas LIBRAS - língua de instrução Metodologias de pesquisa em diferentes línguas papéis do aluno Escola regular material reciclado versão researcher education formação de profissionais] comunidade surda relatórios de estágio formação para a inclusão equidade X igualdade X quebra de barreiras leitura do mundo interdisciplinaridade Paulo Freire e Vygotsky exclusão pela linguagem indocumentados Paulo Freire Sequência didática inclusão-exclusão de surdos inédito viável revoluções científicas critical paradigm adapting coursebook exclusão de professores professor como intelectual de sua prática education of dyslexic subalternidade contar histórias tipos de bilinguismo língua como prática social inclusão de migrantes nas escolas Necessidades Educacionais Especiais comunicação pouco verbal paper review colaborative research collaborative research Bilingual Education discursos eugênicos teoria da complexidade dicotomia complexidade/fragmentação second language teaching-learning cultural-historical psychology interação surdo-ouvinte sudez história excludente Ensino de línguas] projetos Valores avaliação de resumos Behaviorismo Perspectiva Sociocultural paradigmas de pesquisa perezhivanie Tourette leitura educação crítica estudantes bolivianos formação de pesquisadores questões étnico-raciais avaliação Capes specific educacional needs Formação Inicial mestrado acadêmico em Letras Competência tipos de discursos educação docente interações familiares Letras literatura australiana agency research methodology review higher mental functions Formação cidadã Inclusão social de surdos prática social ensino de libras para ouvintes História da Educação de Surdos inclusão de aluno com deficiência intelectual preparatório para exame externo BRINCAR arte aquisição da linguagem educação de criança surda desafios educacionais epistemologia foucaultiana Contextualização hegemony context of social-educational inclusion excluding inclusion Prefácio TDICs ensino-aprendizagem de terceira língua: inglês Hegemonia saber local Parâmetros Curriculares Nacionais - LE dificuldades de leitura Lei de Cotas currículo de cursos de licenciatura atividade prescrita formação de gestores discurso estudos surdos Familia ouvinte-filho surdo identidade e subjetividade surdas Educação à distância migrante boliviano superdotação Ação Cidadã hipótese de deficiência context of social-educational exclusion Ética em Pesquisa lexicografia adaptação curricular sulear Artesanato literatura infantil Literatura judaica sentido e significado cegueira dificuldade de leitura estudante no TEA Estudos do discurso Prática de Ensino internacionalização Formacion docente language and education educação de cegos Língua de sinais Avaliação de Curso avaliação de trabalhos de pesquisa parecer de artigo higher psychology functions Autistic Disorder Syndrome análise da linguagem de texto literário problemas crônicos tradução-interpretação de/em libras teoria da mente salas de recursos multifuncionais leitura e produção de textos língua de sinais brasileira Formação de Professores de Matemática ensino-aprendizagem de literatura Transtorno do espectro do autismo avaliação de trabalhos de literatura e ensino iniciação científica no ensino médio Literaturas em Língua Inglesa português como língua estrangeira Avaliação de trabalhos cultura brasileira inclusão pela avaliação linguagem visual e linguagem escrita students with special educational needs education of the Deaf análise de dados lei de inclusão inclusão/exclusao applied linguistics pesquisa histórico-cultural informação language teaching Formação contínua tradução juramentada crenças Metodologias de pesquisa em diferentes tradições formação de professores em serviço psicologia sociohistórica inclusão social-educacional metodologias de ensino de língua educação na infância e na adolescência 100 anos de Paulo Freire avaliação de programa de pós educação antirracista Resumo plataforma sucupira linguagem e educação curricularizacao educação do cárcere sofrimento psíquico resistência preconceito na litteratura linguagem padrão trabalho em grupo multiculturalismo Ensino-Aprendizagem de Adultos leitura em língua inglesa tradução intermodal Contação de histórias alfabetização de criança surda adaptação culrriular CID 10 Education Exame de proficiência monitoria da licenciatura elementary psychological functions disabilities lower psychological functions ensino-aprendizagem de língua movimentos populares currículo de licenciatura Pós-graduação e pesquisa Inclusão no Ensino Superior tradutor-intérprete de libras-língua portuguesa Inclusão de aluno dif. acentuada de aprendizagem Interações ouvintismo pragmática design pensar alto em grupo agramaticalidade saber global Orientações Curriculares para o Ensino Médio constituição da identidade formação de profissionais críticos Municipalização olhares percurso histórico conatus atividade realizada formação em local de trabalho Programa Ação Cidadã Português: segunda língua tradução comercial Intérprete de tribunal afeto e cognição formação de professor surdo escola quilombola ensino de língua portuguesa como segunda língua educação especial e inclusiva trabalho prescrito capacidades lingüísticas ensino de espanhol Ética discurso neoliberal formação profissional de psicologia aprender brincando educação bilíngue versus escola regular competencias emocionales direitos humanos consciência fonológica educação de surdocegos configuação de mão configuração de mãos educação bimodal Psicologia do Desenvolvimento educational inclusion Transversalidade Cognitivismo point of view English literacies Ensino Fundamental formação do tradutor-intérprete Estado do Acre Formação ensino de física para surdos literatura para surdos história da língua NAPNE - Núcleo de Acessibilidade e Inclusão do IFS secretariado executivo bilíngüe trabalhos de ensino médio Língua Espanhola integridade física negociação de significado abstract
CTIT UFMG