Sueli Salles Fidalgo http://lattes.cnpq.br/7030396449564631

Última atualização do Lattes: 31.05.2022

Campus: GUARULHOS
Nomes de citação: FIDALGO, S. S. / FIDALGO, SUELI SALLES
Mestrado: 6
Doutorado: 9
Pos-Doutorado: 1
Outras: 54
  • Software (1)+
    • Ano
      2005
      Título
      CD-Rom Interplus
  • Trabalho Técnico (84)+
    • Ano
      2021
      Título
      Parecer para projeto solicitando bolsa da FAPESP
    • Ano
      2021
      Título
      Parecer para a Revista Bakhtiniana
    • Ano
      2021
      Título
      Parecer confidencial de artigo para a Revista Brasileira da Pesquisa Sócio-Histórico-Cultural e da Atividade
    • Ano
      2021
      Título
      Avaliação de Cursos Universitário: Guia da Faculdade
    • Ano
      2021
      Título
      Parecer: Reveduc
    • Ano
      2021
      Título
      Relatório para a plataforma Sucupira sobre Programa de Pós-Graduação em Educação e Saude na Infância e na Adolescência - do ano 2020
    • Ano
      2021
      Título
      Parecer para a Revista Olhares em julho de 2021 - para volume sobre Paulo Freire
    • Ano
      2021
      Título
      review 1: How inclusion students learn: a comparative analysis of three concepts as viewed by the sociohistorical and autopoiesis conceptual frameworks, and their importance to the observance of disability rights laws
    • Ano
      2021
      Título
      Review 2: Overcoming the Semantic Barrier and Developing the Ability to Use Communicative Tools
    • Ano
      2021
      Título
      Avaliação de trabalhos na 6a. Feira de Ciência do Vale do Ribeira - FECIVALE
    • Ano
      2020
      Título
      Parecer para revista DELTA - Documentação e Estudos em Linguística Teórica e Aplicada - 44224
    • Ano
      2020
      Título
      Parecer para Revista Delta - Documentação em Linguística Teórica e Aplicada - 44124 125651
    • Ano
      2020
      Título
      Parecer para revista DELTA - Documentação em Linguística Teórica e Aplicada - 44270126147
    • Ano
      2020
      Título
      Parecer para a revista Olhares: texto: 9687 - texto do artigo 38623-1-4-20190830
    • Ano
      2020
      Título
      Parecer para a Revista DELTA - texto sobre Vygotsky e Freire
    • Ano
      2020
      Título
      Parecer para a revista DELTA - texto: 46806-134923-1-RV
    • Ano
      2020
      Título
      parecer Reveduc de artigo 370415307 - 1 RV
    • Ano
      2020
      Título
      parecer - Delta 46806134923 1RV
    • Ano
      2020
      Título
      Parecer para Revista Delta sobre crianças bilíngues e bimodais
    • Ano
      2020
      Título
      Parecer de conclusão de trabalho e bolsa Fapesp
    • Ano
      2020
      Título
      Book proposal review
    • Ano
      2020
      Título
      Avaliação de cursos Guia da Faculdade
    • Ano
      2020
      Título
      Avaliação de trabalhos na 5a. Feira de Ciência do Vale do Ribeira - FECIVALE
    • Ano
      2020
      Título
      Leitura técnica do Currículo da Cidade ? Ensino Médio: Linguagens e suas tecnologias ? Língua Inglesa.
    • Ano
      2019
      Título
      Parecer para Revista ESPecialist: 'interculturalidade...'
    • Ano
      2019
      Título
      Parecer para revista ESPecialist: ' institutional internationalisation...'
    • Ano
      2019
      Título
      parecer para bolsa de pós-doutorado - FAPESP
    • Ano
      2019
      Título
      Tenho um aluno com necessidades educacionais específicas e agora?
    • Ano
      2018
      Título
      Parecer: (An)alfabetização no Brasil: e quando o problema é o professor?
    • Ano
      2017
      Título
      O novo velho Colégio Pedro II: artigo 8081702-1 SM
    • Ano
      2017
      Título
      (parecer) O novo velho colégio Pedro II: artigo 861184611 SM
    • Ano
      2017
      Título
      Parecer para a FAPESP
    • Ano
      2017
      Título
      Parecer sobre ensino-aprendizagem de línguas - para a revista ThESPECIALIST
    • Ano
      2017
      Título
      Parecer para o IV Fórum ISCAR Brasil
    • Ano
      2017
      Título
      Readequação de Programa de Formação Docente para Professores da Rede Pública Estadual
    • Ano
      2017
      Título
      Parecer para a revista The ESPecialist de texto sobre o ensino de Grego como língua adicional
    • Ano
      2017
      Título
      parecer de manuscrito para a revista Educação e Pesquisa: revista da faculdade de educação da USP
    • Ano
      2017
      Título
      parecer para Revista da Faculdade de Educação da USP
    • Ano
      2016
      Título
      parecer de Written Feedback on Jordanian Master's Students
    • Ano
      2016
      Título
      Parecer para a revista ThESPECIALIST, do texto Análise de Compreensão de texto escrito
    • Ano
      2016
      Título
      Parecer para revista Educação e Pesquisa
    • Ano
      2016
      Título
      manuscript for publication in the International Knowledge Press
    • Ano
      2015
      Título
      Currículos para os anos finais do ensino fundamental: concepções, modos de implantação, usos
    • Ano
      2015
      Título
      Parecer para a FAPESP: relatório acadêmico
    • Ano
      2015
      Título
      Avaliação de currículo bilíngue na perspectiva sociohistórico-cultural
    • Ano
      2014
      Título
      Parecer de manuscrito para a Revista Linguagem & Ensino
    • Ano
      2014
      Título
      Parecer de manuscrito para a revista Educação e Pesquisa
    • Ano
      2014
      Título
      manuscrito para Revista Linguagem e Ensino volume 17 no. 2
    • Ano
      2012
      Título
      Parecer de artigo para o número 7 da Bakhtiniana. Revista de EStudos do Discurso
    • Ano
      2012
      Título
      Pareceres de trabalho submetidos ao I Seminário Linguagens, Interações e Aprendizagens
    • Ano
      2012
      Título
      (Parecerista Externo): Seleção de Projetos, orientadores e bolsistas de IC PIBIC-CNPq da PUC-SP cota 2012-2013
    • Ano
      2012
      Título
      Parecer para artigo submetido ao volume 1 do ano de 2012 da Revista Olhares
    • Ano
      2011
      Título
      (parecer de artigo): Teoria e Prática... (para a Revista Educação e Pesquisa)
    • Ano
      2011
      Título
      Revista Signum: Esudos da Linguagem n. 14, vol. 1, análise de 1 artigo
    • Ano
      2010
      Título
      (parecer) Psychoanalysis, Democracy, and Dialogism
    • Ano
      2010
      Título
      (parecer de artigo): A prática de ensino na pedagogia...(para a revista Educação e Pesquisa)
    • Ano
      2010
      Título
      FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA A EDUCAÇÃO INCLUSIVA NOS CURSOS DE
    • Ano
      2010
      Título
      A prática de snino na pedagogia e os formadores de professores
    • Ano
      2009
      Título
      (parecer) Procedimentos metodológicos para o desenvolvimento do professor
    • Ano
      2009
      Título
      (relatório técnico) Report on Sweden-AMA (Associação de Amigos do Autista) Project Evaluation
    • Ano
      2009
      Título
      Procedimentos metodológicos para o desenvolvimento do professor
    • Ano
      2008
      Título
      (parecer) Processo 08/825 - CEPE - PUC-SP
    • Ano
      2008
      Título
      (parecer) Artigo 2227
    • Ano
      2008
      Título
      (parecer) Revista: Tradução & Comunicação - no. 17
    • Ano
      2008
      Título
      (parecer) Artigo 54
    • Ano
      2007
      Título
      (parecer) Processo 101/2004 da Revista Letras e Letras
    • Ano
      2007
      Título
      (parecer) Processo 259-52C - XI Simpósio Nacional e I Simpósio Internacional de Letras e Lingüística - SILEL2006
    • Ano
      2007
      Título
      (parecer) Processo 348-76E - XI Simpósio Nacional e I Simpósio Internacional de Letras e Lingüística - SILEL 2006
    • Ano
      2007
      Título
      (parecer) Processo 260-52D- XI Simpósio Nacional e I Simpósio Internacional de Letras e Lingüística - SILEL 2006
    • Ano
      2007
      Título
      (parecer) Processo 214-37A - XI Simpósio Nacional e I Simpósio Internacional de Letras e Lingüística - SILEL 2006
    • Ano
      2007
      Título
      (parecer) Processo 210-35F XI Simpósio Nacional e I Simpósio Internacional de Letras e LIngüística - SILEL2006
    • Ano
      2006
      Título
      (assessoria para formação de professores) Ensinar-aprender em tempos de inclusão social-escolar
    • Ano
      2005
      Título
      (Assessoria - formação de professores) Projeto Ação Cidadã: a inclusão lingüística pela leitura em diferentes áreas
    • Ano
      2005
      Título
      (Assessoria) Parada Pedagógica I: Formação de Professores
    • Ano
      2005
      Título
      (Assessoria) Parada Pedagógica II: Formação e Reflexão
    • Ano
      2004
      Título
      (Assessoria) Avaliação de Alunos do Ensino Fundamental de Escola Pública - identificação de alunos superdotados
    • Ano
      2004
      Título
      (Assessoria) Formação de professores de inglês do Estado do Acre
    • Ano
      2003
      Título
      (Assessoria) Avaliação: Construção da Identidade
    • Ano
      2003
      Título
      Assessoria Lingüística para Escola de Idiomas
    • Ano
      2003
      Título
      (Assessoria) O Jogo na constituição do indivíduo
    • Ano
      2003
      Título
      (Assessoria) Estratégias de Aprendizagem na visão sociocultural
    • Ano
      2002
      Título
      (Assessoria) Elaboração de Proposta Curricular
    • Ano
      2002
      Título
      (Assessoria - formação de professor) Programa: Ação Cidadã
    • Ano
      2000
      Título
      (Palestra a convite) Workshop for English Teachers of Secondary School
Sueli Salles Fidalgo Alzira Shimoura Angela Brambilla Cavenaghi-Lessa Maria de Fátima Carvalho Maria Eugenia Batista Maria Antonieta Alba Celani Célia Magalhães de Souza Terezinha Sprenger Neide Elias Eliane Pereira Domingues da Silva Vera Cabrera Duarte sonia R P G Pinheiro Neide Elias Erica Aparecida Garrutti de Lourenço Marcel de Assis Roque David Juglierme Alves Nogueira Edna Martins Maria Fachin Soares Greice de Nóbrega e Sousa FERNANDA COELHO LIBERALI Álvaro Caretta Rubens Lacerda de Sá Mariângela Graciano Marcia Honora Rosinda de Castro Guerra Ramos Tania Romero João Victor Martins Machado Débora Rodrigues Moura Maria Otilia G. Ninin Eduino Orione Fernanda Miranda Cruz Claudia Berlim de Mello Rubens F. Lopes Claudia Fernandes de Sousa Silvio Malhado Mona Mohamed Hawi José Leon Crochick Rosângela Dantas de Oliveira Amalia Neide Covic Luciana Penna Daniela Akie Hirakawa Iara Rosa Farias Maria Cristina Damianovic Ivonne G Bezerra Priscila Nascimento Adriane Cenci Livia Maria V Motta Beatriz Sandri Dilma Mello Simone Nacaguma Edivaldo Felix Gonçalves Valeria Nunes Angelita Quevedo Claudinéia Aparecida de Campos Silva Marianne Rampaso Fabio Wolf Gerson Damascena Marjorie Dintof Maria das Graças Bernardo Souzana Mizan Andréia da Silva Fabrício Oliveira da Silva Adriana Santana Ruiz Silva Célia Regina Batista Serrão Magali Aparecida Silvestre Fernanda Amaral Maria Sylvia de Souza Vitalle Clara Prado Marcia Romero Laure Kloetzer Fabíola Monica da Silva Gonçalves Wanda Maria Junqueira Aguiar Claudia Lemos Vóvio Angela Brambilla Cavenaghi Themudo lessa Angela Brambilla Cavenaghi Themudo Lessa Janaina Peripolli Souza Priscila Mayumi Gibson Zucca da Silva Simone Nacaguma Adriana R. W Borges Lívia de Araújo D. Rodrigues Ivan R. Martin Ana Luiza Ramazzina Ghirardi Angela b. Cavenaghi-Lessa Daniel Ramos de Souza Suzanna Mizan Erica Garutti Daniela Hirakawa Elaine Pompeu da Silva Mirlene de Oliveira Marinho Hanik Righi Torres Luciane Bertini Caroline Paola Cots Rute Dourado Kamille Vitória da Paz Barbosa Welisson Guedes Jaqueline Gomes de Souza Maria Cecília Moura Viviane de Souza Klen Alves Karina Ceribelli Roy Edna Oliveira do Carmo Elisabete Alfeld Rodrigues Ana Elisa Cysne Laura Burman Silvia Anspach João B. Teixeira da Silva Fábio Luiz Villani Marcos Lelles Rodrigo Rosa Thomas Patrick Dwyer Arindam Bose Bernadette Rodrigues Roselli Fabrice Hirsch et Cwiosna Roques Francisca Rodrigues de Oliveira Pini Renata Lopes da Silva Christelle Dodane Marcia Veirano Pinto Leandro Pasini Tony Berber Sardinha José Hamilton Maruxo Junior Juan Manuel Sánchez Sabrina OLIVEIRA Paulo Ramos Horacio Martín Ferber Márcia Aparecida Jacomini Mercia BONON Cristina MIYUKI hASHIZUME Simone Caldeira Leonor M. Cantera Espinosa Roberta Stangherlim Ivan Martín XAVIER, ELIEZER WILLIAN SIMÕES NASCIMENTO Mauro Muszkat GONÇALVES, FABÍOLA MÔNICA DA SILVA HASHIZUME, CRISTINA MIYUKI Bruno Konder Comparato Fernando Atique CARRIJO, VIVIANE LETÍCIA SILVA Sylvia Helena Batista Andressa Berigo Marisa Sacaloski Silvia Etel Gutierrez Bottaro Lucila Maria Pesce de Oliveira Fabricio Menezes de Medeiros Vanessa Regina de Oliveira Martins Paulo Eduardo Ramos Vera Lucia Gomes Jardim Gabriel Gomes de Aquino Marcia Jacomini Josiane Teixeira Martinez Julia Terrabuio Baptista Diego da Silva Santos João Baptista Teixeira Francine Fernandes Weiss Ricieri Victoria Lopes de Oliveira Andressa Ferreira da Silva Verilda Speridião Kluth Rosangela Bruno Vazquez Lucila Pesce Maria Angélica Pedra Minhoto Rubens Lacerda de Sá Celia Maria Benedicto Giglio Spyros Themelis Luisa Fernanda Naranjo Orozco Maria de Jesus dos Santos Gomes Andrea Miranda Zinni Nanci Bento Fabiane Bravo Aydin Bal Walkyria Maria Monte Mor Viktor Zaretsky Rosemeire Rodrigues Nikolay Veresov Maria Izabel Fernandes de Assiz] Thiago da Silva Gusmão Cardoso Tamires Siqueira Thiago Gusmão Cardoso Eliane Lousada Ana Merces Bahia Bock Maria Isabel Fernandes de Assiz João Pedro Rodrigues Pereira Lilia Abreu Beatriz Antunes Fonseca Clotilde Maria de Oliveira Lisete Arelaro Monica F Lemos Peter Mayo Camila Domingues Ferreira Luciane N Rocha Peter Jones Adriana Maria Jacob Ana Maria David Juliana R. A. Tonelli Marian Dias betania medrado Lavinia Silvares Alice Yoko Horikawa Claudio Adão dos Santos Alessandra Gurgel priscila nascimento Pires Renata Philippov Luciana Fernandes da Silva Vanessa Dias Moretti Nanci Maria Stephano de Queiroz Luiza Akemi Alves Maeda Flavia Melo Borges Mara Sofia Zanotto Eliezer Willian Simões Nascimento Xavier Gisele Grinevicius Garbe Maria Inês Bacellar Monteiro Leandro Key Higuchi Yanaze Mirhiane Mendes Valeria Sperduti Lima Karina Nazzari Guilherme Ignácio da Silva Maria Inês Bacellar Monteiro Lígia Ferreira Joel Barbosa Junior Jefferson Alves Leila Maria Felipini Iago Victor Santos da Silva Sirlene Aarão Daniela Schlic Matos Ana Terra de Grammont Edilene Matos Maria Inês Felice Saulo SILVA Nílvia Terezinha da Silva Pantaleoni João Batista Teixeira da Silva Eliane Gonçalves
formação do professor ensino-aprendizagem de língua inglesa inclusão social inclusão escolar Formação de professores ensino-aprendizagem inclusão lingüística Pesquisa Crítica de Colaboração a linguagem da inclusão agentes críticos Formação Docente Educação Inclusiva educação de surdos educação bilíngue teoria histórico-cultural avaliação mediad(or)a Cidadania Formação de educadores necessidades educacionais específicas deficiência intelectual surdez reflexão crítica exclusão Avaliação de Aprendizagem Educação Especial Formação crítica educação bilíngue para surdos NEEs- Necessidades Educativas Especiais Ensino-Aprendizagem de Línguas inclusão teoria sociohistórico cultural ensino de língua inglesa Ensino-aprendizagem de Língua Estrangeira metodologias de pesquisa necessidades especiais Tradução pesquisa colaborativa auto-avaliação identidade Argumentação bilinguismo Inclusão Social-escolar avaliação inclusiva avaliação formativa-qualitativa abordagem interacionista sociodiscursiva Necessidades Educativas Especiais avaliação de ensino-aprendizagem avaliação dialógica reflexão sobre a ação LIBRAS - Língua Brasileira de Sinais reflexão na ação zpd pesquisa-ação Línguas estrangeiras modernas instrumentos de avaliação teacher education migrantes ensino de português como segunda língua estágio supervisionado libras flexibilização de material didático teorias de ensino-aprendizagem tradução literária sessão reflexiva Ensino-aprendizagem de segunda língua Linguística aplicada crítica teoria socio-histórico-cultural dicotomia ex/inclusão linguagem agência constituição de agentes críticos Língua inglesa empowerment avaliação teoria histórico cultural flexibilização de materiais didáticos Representações Ensino de línguas Formação de professor Aspectos legais Multiletramentos Inglês instrumental teoria sociohistórico-cultural confiabilidade gênero Identidade Surda Materiais didáticos linguagem da ex-/inclusão exclusão-inclusão ação colaborativa violência dicotomia inclusão-exclusão efeito de refluxo paradigmas de produção do conhecimento formative assessment inclusão pela linguagem educação popular Mediação Subjetividade Língua Materna: LIBRAS leitura nas diferentes áreas leitura em língua materna leitura crítica inglês para fins específicos Ensino Superior cultura surda adaptação de material didático dificuldade de aprendizagem metodologia crítica de colaboração pedagogia crítica espectro do autismo gêneros textuais inclusão e acessibilidade Dislexia afeto ensino de lingua estrangeira Políticas Públicas papéis da linguagem monitoria letramento Assessment papéis do professor colaboração na (form)ação auto-monitoramento pensamento e linguagem práxis libertadora confrontar acessibilidade descrever agir comunicativo TEA ensino de Português para Surdos Interacionismo socio-discursivo estudos linguísticos leitura em diferentes áreas teoria da atividade socio-historico-cultural multiculturalism formação de professores de língua em serviço ex-/inclusão social-escolar ensino-aprendizagem de Línguas por alunos Surdos higher psychological functions teaching-learning process funções psicológicas superiores Formação docente para o trabalho com inclusão informar reconstruir ações de linguagem Inclusão de pessoa com NEEs formação de professores de línguas Validade Ensino-Aprendizagem; Elaboração de material didático Linguística Aplicada grupo de apoio Licenciatura em Letras alienação defectologia educação inclusão excludente interacionismo sociodiscursivo Ensino de Língua Portuguesa dificuldade de aprendizagem em inglês Deficiências conhecimento sistêmico critical collaborative research reflexão críica performance-based syllabus ensino-aprendizagem de inglês ensino-aprendizagem de primeira língua formação em-serviço políticas públicas de inclusão Inclusion formação do professor de inglês em-serviço inclusão na universidade formação de professores para o trabalho com inclus conhecimento textual inglês para leitura multiculturalismo hegemônico apresentação Linguística reflection in action perspectiva socio-histórica Metodologia de pesquisa formação preserviço alfabetização Avaliação Institucional ensino de língua habilidade teoria socio-cultural elaboração de materiais didáticos contação de história surdez e ensino-aprendizagem vulnerabilidade infanto-juvenil decolonialidade ensino-aprendizagem e deficiência intelectual Teoria da Atividade Centenário Paulo Freire Transtorno do Espectro Autista vulnerabilidade infantil eugenia escolar colaboração em pesquisa self-assessment reflection on action conhecimento de mundo línguas estrangeiras compensação social ensino-aprendizagem de alunos com deficiência Ensino-aprendizagem de história pessoa com deficiência design de material didático teoria da atividade sociohistórico cultural Ensino de Língua Materna aprendizagem de libras pelos pais multimodalidade primeira língua metáforas Leitura em língua estrangeira escola inclusiva discurso instrucional psicologia histórico-cultural specific educational needs transdisciplinarity dificuldades de aprendizagem pandemia pesquisa crítica ensino de inglês como terceira língua autismo Interação cultural-historical theory contextos de transformação metodologias de ensino de linguas exclusão social-escolar dicotomia inclusão e exclusão síndrome de asperger Ensino-aprendizagem de língua portuguesa Ensino remoto discurso regulatório Práxis Transdisciplinaridade avaliação mediadora Reflexão na e sobre a ação do professor de línguas Deficiência subjetividade surda a Profissão do Intérprete de LIBRAS ensino-aprendizagem de LIBRAS formação para o trabalho com educação inclusiva comunidade de práxis vulnerabilidade social teacher-education intervention curso de idiomas Diretrizes Curriculares Ensino Fundamental II Ideologia Formação Profissional ensino de segunda língua contexto de formação Tradução-interpretação TEA pouco verbal professor crítico estratégias de leitura parecer relação pai ouvinte-criança surda inclusão-exclusão social monitoria de língua inglesa equipe multidisciiplinar LIBRAS - rompendo silêncio Transformação Social Síndrome de Down argumentative writing Redação acadêmica português como segunda língua Inglês para fins acadêmicos leitura de textos acadêmicos em língua inglesa equipe multiprofissional leitura de textos em língua inglesa licenciatura Formação de Professores de Língua pré-serviço jogos Letras estrangeiras modernas Research Methodology dicotomia exclusão/inclusão deficiência visual Citizenship Literatura brasileira Currículo avaliação de projeto Ensino de Libras linguagens formação do diretor conteúdo temático formação de monitores capacidades discursivas literatura em língua inglesa avaliação de material didático adequações curriculares Alunos surdos relatório de produção docente e discente interpretação consecutiva Literaturas estrangeiras modernas Audiodescrição intersetorialidade educação e saúde linguagem e cultura Licenciatura em Letras Português Inglês hermenêutica crítica Psicoeducação inclusive education pesquisia crítica de colaboração exclusão social qualitative assessment social compensation formação de profissionais de Educação e Saúde participação periférica self-assessmente educação libertadora Interpretação em LIBRAS interpretação de libras interpretação dislexia e ensino-aprendizagem avaliação e diagnóstico leitura em língua inglesa formação de profissionais de psicologia geografia crítica leitura em segunda língua Sujeito Teoria Crítica Dyslexic students tratamento do erro inclusão-exclusão escolar revozeamento teorias de linguagem Disortografia ensino-aprendizagem e surdocegueira edcuação infantil Núcleo de Acessibilidade e Inclusão - NAI aluno com TEA teorias interacionistas texto autêntico linguagem e trabalho língua adicional reflexão técnica correspondência letra/som tradução de português para libras história da educação de pessoas com deficiência dificuldades de ensino-aprendizagem integridade emocional tradução em Libras pesquisa positivista acesso e permanência Primeira e segunda línguas deficiência auditiva Temas transversais Internato importância do lugar da mulher exclusão/inclusão Formação de Professores de Física educação bancária aspectos da linguagem adaptação culrriular poscolonialismo ouvintismo evasão escolar Difusão Cultural CID 10 iniciação científica de Ensino Médio alter-avaliação avaliação de aprendizagem em material didático global X local validity critical participatory research trabalho realizado conhecimento glocal Defectology histórico de exclusão escolar avaliação de alunos com Deficiência Intelectual Paulo Freire e Gramsci educação publica instrumento-e-resultado objetivos critical research fundaments of defectology material didático para alunos com NEE ensino-aprendizagem de crianças em vulnerabilidade Discalculia exclusão-inclusão social-escolar tradução intermodal backwash effect estágio PAD-Programa de Aperfeiçoamento Didático Fonologia Regras português para estrangeiros Ensino à distância pesquisador surdo e professor surdo em formação alfabetização de criança surda surdos no ensino superior Pandemia Covid 19 contexto e trasformação Deaf students surdos Contação de histórias identidades profissionais tradução multimodal alteridade special educational needs leitura do mundo sentimento deficit de atenção interdisciplinaridade exclusão pela linguagem indocumentados pesquisa interpretativista Paulo Freire libras, inglês, francês, espanhol e português Produção oral avaliação democrática Literaturas ensino-aprendizagem e cegueira ou baixa visão students' needs conflict-negotiation-collaboration medidas legais Disgrafia Pesquisa inclusão-exclusão de surdos pedagogia hospitalar formação de profissionais] comunidade surda formação para a inclusão equidade X igualdade X quebra de barreiras Sequência didática preconceito linguístico flexibilização de material leis de inclusão dificuldades acentuadas de aprendizagem ensino de história leitura de mundo e da palavra Method in Vygotsky marca Brasil tradutor intérprete de Libras linguagem da inclusão divulgação de informação geração roubada políticas públicas educacionais aspectos culturais educação X saude Organização do Pensamento marcadores não manuais crianças bilíngues e bimodais analfabetismo funcional reflexão prática psicologia educacional Distrofia muscular surdo educação quilombola direção escolar visões de linguagem glocal linguagem inclusiva-excludente expressões faciais e corporais arguments práticas sociais versão argumentação na avaliação sociolinguística professor como intelectual de sua prática produção escrita língua como prática social pesquisas críticas Metodologias de pesquisa em diferentes línguas metodologia de ensino de línguas história da formação escolar trabalhos aborígines LIBRAS - língua de instrução modalidade gestual-visual papéis do aluno Escola regular material reciclado Trabalho colaborativo Language Saúde alunos com deficiências critical action research humanismo inclusão de migrantes nas escolas inédito viável relatórios de estágio researcher education revoluções científicas critical paradigm adapting coursebook exclusão de professores education of dyslexic subalternidade contar histórias iniciação científica tipos de bilinguismo flexibilization of pedagogical material interpretação simultânea Fundamentos Teórico-Metodológicos do Ensino de LI comunicação didática de ensino de segunda língua Ensino de Literatura método em Vygotsky Paulo Freire e Vygotsky Bacharelado em Letras Português Inglês Formação Crítica de Professores reestruturação de programa de pós Ciência leitura da palavra multilinguismo Necessidades Educacionais Especiais Ensino-Aprendizagem de Adultos higher psychology functions avaliação Capes Valores projetos colaborative research collaborative research Bilingual Education discursos eugênicos teoria da complexidade dicotomia complexidade/fragmentação second language teaching-learning cultural-historical psychology Extensão questões étnico-raciais formação de pesquisadores Autistic Disorder Syndrome Avaliação de trabalhos Behaviorismo Perspectiva Sociocultural paradigmas de pesquisa perezhivanie Tourette Leitura educação crítica estudantes bolivianos Paulo Freire's legacy interação surdo-ouvinte sudez história excludente hegemony context of social-educational inclusion excluding inclusion História da Educação de Surdos formação de profissionais ensino de libras para ouvintes Competência tipos de discursos avaliação bancária interações familiares Letras Contextualização epistemologia foucaultiana desafios educacionais Ensino de línguas] specific educacional needs formação inicial inclusão-exclusão formação técnica migrantes bolivianos mestrado acadêmico em Letras BRINCAR arte aquisição da linguagem educação de criança surda literatura australiana ensino-aprendizagem de terceira língua: inglês Hegemonia saber local Parâmetros Curriculares Nacionais - LE dificuldades de leitura currículo de cursos de licenciatura atividade prescrita formação de gestores discurso inclusão de pessoas com deficiência estudos surdos Familia ouvinte-filho surdo Educação à distância migrante boliviano sentido e significado superdotação Ação Cidadã hipótese de deficiência context of social-educational exclusion línguas adicionais Ética em Pesquisa lexicografia adaptação curricular Artesanato literatura infantil Literatura judaica identidade e subjetividade surdas cegueira dificuldade de leitura análise da linguagem de texto literário Estudos do discurso prática de ensino avaliação de texto Internacionalização Formacion docente language and education educação de cegos Língua de sinais Avaliação de Curso avaliação de trabalhos de pesquisa problemas crônicos português como língua estrangeira Literaturas em Língua Inglesa estudante no TEA tradução-interpretação de/em libras teoria da mente leitura e produção de textos língua de sinais brasileira formação de professores de matemática alunos no TEA ensino-aprendizagem de literatura avaliação de trabalhos de literatura e ensino iniciação científica no ensino médio PIBIC parecer de artigo agency configuração de mãos inclusão social-educacional metodologias de ensino de língua educação na infância e na adolescência 100 anos de Paulo Freire avaliação de programa de pós educação antirracista Resumo educação básica plataforma sucupira crenças tradução juramentada psicologia sociohistórica formação de professores em serviço Metodologias de pesquisa em diferentes tradições educação bimodal Psicologia do Desenvolvimento Ensino Médio educational inclusion Transversalidade cognitivismo point of view abstract pragmática cultura brasileira projeto de pesquisa inclusão pela avaliação linguagem visual e linguagem escrita students with special educational needs disabilities lower psychological functions ensino-aprendizagem de língua Movimentos Populares currículo de licenciatura Pós-graduação e pesquisa inclusão no ensino superior resistência preconceito na litteratura linguagem padrão trabalho em grupo elementary psychological functions monitoria da licenciatura sofrimento psíquico education of the Deaf Análise de dados lei de inclusão inclusão/exclusao applied linguistics pesquisa histórico-cultural informação language teaching Formação contínua curricularizacao educação do cárcere multiculturalismo research methodology review ensino de espanhol Ética discurso neoliberal Português: segunda língua Programa Ação Cidadã pensar alto em grupo agramaticalidade saber global Orientações Curriculares para o Ensino Médio constituição da identidade formação de profissionais críticos capacidades lingüísticas trabalho prescrito escola quilombola higher mental functions Formação cidadã necessidade educacional intelectual específica Inclusão social de surdos Prática Social Prefácio design tradução comercial Intérprete de tribunal afeto e cognição formação de professor surdo Aluno surdo Municipalização olhares trabalhos de ensino médio Língua Espanhola integridade física negociação de significado Ensino Fundamental English literacies competencias emocionales direitos humanos consciência fonológica educação de surdocegos configuação de mão secretariado executivo bilíngüe NAPNE - Núcleo de Acessibilidade e Inclusão do IFS história da língua conatus atividade realizada formação em local de trabalho formação profissional de psicologia aprender brincando educação bilíngue versus escola regular formação do tradutor-intérprete Formação ensino de física para surdos literatura para surdos surdo oralizado Escola Pública
CTIT UFMG