Vanda Maria da Silva Elias http://lattes.cnpq.br/5556032934598086

Última atualização do Lattes: 09.05.2022

Campus: GUARULHOS
Nome de citação: ELIAS, Vanda Maria da Silva
  • Trabalho Técnico (34)+
    • Ano
      2020
      Título
      Apresentação do livro Linguística do Texto: pesquisa e ensino
    • Ano
      2020
      Título
      Parecer trabalhos submetidos para apresentação no evento internacional da ABRALIN : LINGUISTWEETS
    • Ano
      2020
      Título
      Parecer artigo científico submetido à Revista (Con)Textos Linguísticos
    • Ano
      2020
      Título
      Parecer artigo científico submetido à Revista DELTA
    • Ano
      2020
      Título
      Parecer artigo científico submetido a Cadernos de Linguística (ABRALIN)
    • Ano
      2020
      Título
      Parecer do artigo número 48105 submetido à Revista Palimpsesto
    • Ano
      2020
      Título
      Parecer do artigo científico submetido à Revista Palimpsesto
    • Ano
      2020
      Título
      Parecer artigo para Edição Especial PIBID e Residência Pedagógica da Revista Bem Legal - UFRGS
    • Ano
      2020
      Título
      Parecer de artigo elaborado como requisito parcial para obtenção título de Doutora junto ao Programa de Pós-Graduação em Linguística da UFC.
    • Ano
      2020
      Título
      Parecer artigo científico submetido à Revista EID&A
    • Ano
      2018
      Título
      Parecerista ad hoc Série Estudos do Projeto História do Português Paulista
    • Ano
      2018
      Título
      Parecerista ad hoc Revista Eletrônica de Estudos Integrados em Discurso e Argumentação -EID&A
    • Ano
      2018
      Título
      Parecerista ad hoc da Revista Todas as Letras
    • Ano
      2018
      Título
      Parecerista ad hoc da Revista Educação e Pesquisa, da Faculdade de Educação da USP
    • Ano
      2017
      Título
      Parecerista ad hoc Revista Calidoscópio
    • Ano
      2017
      Título
      Parecerista ad hoc do Cadernos de Estudos Linguísticos
    • Ano
      2017
      Título
      Parecerista ad hoc da Revista Percursos Linguísticos
    • Ano
      2017
      Título
      Parecerista ad hoc da Revista Todas as Letras
    • Ano
      2017
      Título
      Parecerista ad hoc da Revista GELNE
    • Ano
      2017
      Título
      Parecerista ad hoc da Revista Letras em Revista
    • Ano
      2017
      Título
      Parecerista ad hoc da Revista Linha d' Água
    • Ano
      2017
      Título
      Prefácio
    • Ano
      2016
      Título
      Parecerista ad hoc no número 18-2 de Diadorim: Revista de Estudos Linguísticos e Literários
    • Ano
      2016
      Título
      Parecerista ad hoc Processo de análise e julgamento do mérito e da viabilidade técnico-científica de projeto de pesquisa registrado no FUndo Mackenzie de Pesquisa
    • Ano
      2012
      Título
      Parecerista ad hoc Revista Gelne, volume 13, números 1 e 2
    • Ano
      2012
      Título
      Parecerista ad hoc Revista Veredas
    • Ano
      2012
      Título
      Parecerista ad hoc Revista Cadernos de Estudos Linguísticos
    • Ano
      2012
      Título
      Parecerista ad hoc Revista Gel
    • Ano
      2012
      Título
      Parecerista ad hoc projeto de iniciação científica
    • Ano
      2011
      Título
      Parecerista ad hoc avaliação do desempenho de candidato para obtenção bolsa pós-doc CAPES
    • Ano
      2010
      Título
      2o Seminário de Avaliação de Materiais Didáticos para a Educação de Jovens e Adultos
    • Ano
      2010
      Título
      3o Seminário de Avaliação de Materiais Didáticos para a Educação de Jovens e Adultos
    • Ano
      2010
      Título
      Parecerista ad hoc projeto de pesquisa pós-doc
    • Ano
      2010
      Título
      Parecerista ad hoc projeto de pesquisa Iniciação Científica PUCSP
Nome da especialidade (número de vezes que aparece no Lattes)
Sueli Cristina Marquesi Ana Lúcia Tinoco Cabral Mercedes Fátima de Canha Crescitelli Nilvia Terezinha da Silva Pantaleoni Mônica Magalhães Cavalcante Ana Lucia Tinoco Cabral Rivaldo Capistrano de Souza Junior Ingedore G Villaça Koch Rivaldo Capistrano Jr. Carlos Augusto Baptista de Andrade Sandro Luis da Silva Leonor Werneck Santos Maria da Penha Pereira Lins Ingedore Villaça Koch Karlene da Rocha Campos Nílvia Terezinha da Silva Pantaleoni Anna Maria Marques Cintra Mariza Angélica Paiva Brito Elisa Guimarães Maria das Graças Soares Rodrigues Ataliba T. de Castilho Irandé Antunes Nilvia Terezinha Pantaleoni Maria Angelica Freire de Carvalho Rivaldo Capistrano Junior Orlando Vian Junior Anna Christina Bentes Nelly Carvalho Ernani Terra Claudia Souza Teixeira Rosa Cuba Riche Maria Valiria Vargas Hudinilson Urbano Luiz Antonio Ferreira Marli Quadros Leite Júlia Mergen Ortiz Ingedore Grunfeld Villaça Koch Gabrielle Costa Pereira Ronaldo de Oliveira Batista Geralda de Oliveira Santos Lima Fernanda Mussalim Gil Roberto Costa Negreiros Elisabeth Brait Sílvia Augusta de Barros Albert Henrique Braga Maggi Krause Micheline Mattedi Tomazi Maria Lucia Marcondes Carvalho Vasconcelos Rafaela Baracat Ribeiro Fabio André Cardoso Coelho Clémence Jouët-Pastré Claudemir Belintane Thomas Massao Fairchild Myriam Crestian Cunha Edleise Mendes Maria Auxiliadora Bezerra Luciano Amaral Oliveira Patrick Dahlet José Carlos Paes de Almeida Filho Walkyria Magno e Silva Ana Maria Nápoles Villela ANAMARIA HARVEY Graziela Zamponi José Gaston Hilgert Aurora de Jesus Rodrigues Renata Maria Facuri Coelho Marchezan Luiz Passegi Elenice Alves da Costa Maurício Pedro da Silva Maria Celia Lima-Hernandes Marcos Bagno Stella Maris Bortoni de Figueiredo Ricardo Norma Discini Rivaldo Capistrano de Souza Aparecida Lino Pauliukonis Clarice lage Gualberto Luiz António da Silva Zaira Bomfante dos Santos Ana Luiza Ramazzina Ghirardi Paulo Ramos Pedro Marques Andrea Pisan Marcelo Módolo Indaiá Bassani Márcio Rogério de Oliveira Cano Luiz Henrique Amaral Valdinar Custódio Filho Evandro de Melo Catelão Clemilton Pinheiro Antenor Teixeira de Almeida Júnior Valney Veras da Silva Rosalice Botelho Wakim Souza Pinto
Ensino de Língua Portuguesa Leitura Escrita Referenciação Texto Argumentação multimodalidade Hipertexto Ensino sentido Lingüística textual Interação intertextualidade Contexto Ensino da Língua Portuguesa Oralidade coerência textual Coerência gêneros textuais Humor discurso produção escrita sequências textuais Produção textual gênero textual Retextualização Subjetividade crônica estratégias novas tecnologias sequencias descritivas Redação Língua Portuguesa texto literário coesão Análise crítica do discurso sociocognição Retórica textualidade Pesquisa escrita digital Internet recategorização história em quadrinhos ensino - língua portuguesa - internet gênero textual tiras análise do discurso coesão textual notícia Educação à distância gênero textual esquete produção de sentido blogs Narrativa contexto digital ethos discursivo texto descritivo Ambiente Virtual Compreensão de leitura Portal do Professor Anúncios publicitários Discurso político descrição Práticas discursivas texto jornalístico Memes Referência Sentidos textualização discurso jornalístico modalidade plano de texto Afasia progressão textual Conversação estratégias de produção escrita interação online cultura digital Gêneros Discursivos leitura, texto, sentido Livro didático videoaula linguagem facebook YouTube gramática material didático Planos de aula escrita hipertextual Tiras cômicas resumo academico ensino leitura redação tópico discursivo Quadrinhos mídias digitais redação ENEM hipertextualidade Persuasão Ethos estrategias discursivas Ensino Fundamental I Linguagem cinematográfica ensino de línguas estrangeiras gêneros midiáticos tradicoes discursivas Sintaxe reconto formação de professores de língua portuguesa informatividade Tecnologia Suporte contexto universitário Redes sociais Correção infográfico Cartum estratégias de leitura linguagens Exame ENEM letramento crítico Ensino de línguas Twitter MEME Charges mídias sociais Tiras digitais Paratextos manuais didáticos competência discursiva orientação argumentativa linguística de texto gestão acadêmica whatsapp jornal gratuito planos de texto texto digital tipo descritivo estratégias argumentativas estratégias de escrita Focalização Preconceito texto poético Narrativas gráficas interdisciplinaridade tweet livros didáticos generos digitais hiatos em HQ Paulo Freire dimensão argumentativa descritivo, leitura, sentido marcadores conversacionais Cognição Estilo conhecimento prévio Ideologia ensino de língua na Web escrita, avaliação novos contextos jogos digitais Gênero feminino possibilidades de pesquisa em LT legitimação Roteiro texto teatral discurso jurídico mal-entendido repetição ensino de língua portuguesa à distância interação em rede social digital proverbios Progressão Referencial textos jornalisticos estratégias de produção de sentido Inferência (Lingüística) Compreensão educação básica produção de texto cinema de poesia revistas de nicho cinema brasileiro resenha de filme carta-testamento Tempo livre Presidentes do Brasil Língua ensino da distância WhatsApp violência Plataformas Digitais Artes uso da lingua panorama atual artigo de opinião práticas em sala de aula computador Interfaces llinguística carta comercial Vestibular Constituição Brasileira 1988 contexto acadêmico bula de medicamento carta do editor praticas linguisticas panfletos publicitários competência comunicativa textos Artigo científico teorias sobre multimodalidade Concurso Público organização retórica práticas comunicativas Identidade Nacional seções de conselhos linguagem imagética pragmática cronicas esportivas fatos gramaticais ensino e aprendizagem Feminismo compartilhamento turno conversacional riso práticas interacionais comentários online intencionalidade Literatura fórum digital ensino de língua portuguesa para estrangeiros redaçâo vestibular perspectiva textual-interativa abordagem dialógica Maria Bonita análise textual dos discursos mídias sociais digitais Círculo Bakhtin Solidariedade literatura infantil competências e habilidades de leitura Educação Inclusiva violência contra a mulher Lampião multiletramento estratégias de sumarização pacientes idosos dialogismo recepção leitora HQ Castanha do Pará Análise da Conversação pandemia coronavirus contexto remoto Ensino Fundamental II Ensino Médio agente de saúde ensino língua portuguesa linguagem verbal carta de editor funções prototípicas do texto charge política português culto representação da mulher textos verbo-visuais cadeia de gêneros textuais exame de língua portuguesa para estrangeiros metodologias nos estudos em multimodalidade diálogo literário textos de jornal e revista tipos de argumento Processamento de textos opinião imprensa escrita Língua inglesa MUSICA POPULAR BRASILEIRA analise linguistico-discursiva elementos textuais e paratextuais propostas de redação ensino de redação Memória discursiva Escola Pública ENADE Canção Formação de Leitores contextos questões metodológicas textos digitais comunicação Linguagem Fílmica Imagem Mauricio de Sousa gênero textual quadrinhos e-forum tirinhas problemas matemáticos contos maravilhosos Multiletramentos Linguística Interacional redação de vestibular ensino não presencial sujeitos idosos argumentação - escrita - sentido hipertexto - leitura - ensino escrita-inferência-sentido Ensino de língua portuguesa: leitura e redação responsabilidade enunciativa Funcionalismo ensino de língua inclusão multiculturalismo narrativa infantil Metafunção Interpessoal interdiscursividade fórum educacional Práticas de leitura gíria simulação metadiscursividade texto - leitura - interação escrita - retórica - sentido texto-leitura-interação dissertação discurso da imprensa gênero resenha de filme conto maravilhoso cartas do leitor linguagem dos quadrinhos exercícios de linguagem variação linguística cadeia referencial notícias on line discurso citado competência metagenérica festivais da canção blogs jornalisticos Língua oral textos jurídicos artigo de divulgação científica estrategias textual-discursivas Extensão texto publicitário texto, produção, avaliação sequencia descritiva marcas lingüísticas fala gênero notícia gamificação diarios on line orkut texto - hipertexto - produção escrita coesão - gênero crônica - leitura e redação enisno de língua portuguesa - gênero carta empres Hipertexto, leitura Descrição, coesão, ensino leitura, conhecimento prévio, sentido gêneros textuais, seqüências descritivas, folheto Antonio Gonçalves da Silva Secretariado Redação, vestibular, avaliação ensino a distância - redação e leitura - seleção p verbo Comunicação oral topicalização Hipertexto, leitura, sentido Discurso eletrônico Ensino de Português via BBS interação virtual escrita digital - blogs- leitura- sentido meios digitais texto digital, leitura, modelos cognitivos escrita-leitura-digitalização ensino hipertexto subjetividade texto - leitura - ensino Ensino de Língüa Portuguesa no curso de Psicologia Limites no Ensino de Língua Portuguesa texto acadêmico - leitura- redação Ensino a distância - leitura e redação - gêneros t Música popular conduta tópica Narração estrategias interacionais gênero contrato cronicas de Fernão Lopes reformulação construção da face recursos imagéticos digitais educação católica processos intertextuais organização referencial recursos de envolvimento inter/transdisciplinaridade prática docente Diversidade sexual impulsividade propaganda progressão tópica Letras catáfora sociolinguística interacional cadeias discursivas Sociorretórica Conto popular estratégias sociocognitivas representação da identidade intermidialidade marcas avaliativas da responsividade análise retórica anáfora direta campanha oficinas de escrita Infografia articuladores textuais argumentativos comentários características prototípicas do texto E-mail rotulação polêmica Intolerância estratégais de textualização empresa texto acadêmico metamensagem e-mail institucional texto jurídico ensino de leitura e escrita candomblé filme ensaio crença Discurso de posse inferenciação intermedialidade linguagem de quadrinhos interdiscurso estratégias de reformulação textual Gêneros do discurso trovadorismo auto-avaliação Construção de sentidos Estudos da Linguagem hipertextualização produção hipertextual organização textual Metodologia para ensino de língua portuguesa Sibjetividade olimpíada língua portuguesa Enunciacao anafora indireta paragrafação Formação humana gênero textual conto Entrevista ficha técnica - organização e função e-mail - organização e função Metáfora estrategias metadiscursivas
CTIT UFMG